Pet shops e clínicas veterinárias são alvos de blitz do Procon Goiânia

Pet shops e clínicas veterinárias de Goiânia estão no alvo de ação fiscalizatória que é coordenada pelo Procon Goiânia nesta quarta-feira, 12. A Vigilância Sanitária Municipal e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO) também integram a operação, iniciada na terça, dia 11, cujo objetivo é verificar as condições de higiene e a armazenagem de medicamentos.

A fiscalização ocorre um mês após a “Operação Cão de Guarda”, realizada por agentes de fiscalização do órgão de defesa do consumidor em parceria com o CRMV e a Vigilância Sanitária. A quantidade de infrações além da expectativa fez o Procon Goiânia desencadear nova ação. O órgão da Prefeitura de Goiânia apreendeu medicamentos, produtos cirúrgicos, vacinas, ração, ampolas e comprimidos com datas de validade expiradas, algumas, inclusive, há mais de sete anos. A fiscalização foi motivada devido à denúncia de uma consumidora que teve um animal morto por aplicação de um medicamento fora do prazo de validade.

‘Os donos de animais precisam ficar atentos e devem denunciar clínicas veterinárias e pet shops que apresentarem irregularidades’, aconselha o diretor-geral do Procon, Miguel Tiago. O titular do órgão orienta ainda que o consumidor verifique se o estabelecimento possui alvará de funcionamento e licenciamento da Vigilância Sanitária. Denúncias podem ser feitas através do telefone 156 ou pelo site www.procon.goiania.go.gov.br.