Paulo Teles anuncia nesta sexta-feira que desiste da candidatura à OAB-GO

Marília Costa e  Silva

O ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e advogado Paulo Teles informa que não concorrerá mais às eleições para o cargo de presidente da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) . Ele promete explicar os motivos da desistência em entrevista a ser concedida nesta sexta-feira, às 11 horas, no seu escritório, no Edifício Trade Center. Mas especulações apontam que ele pode ter desistido por não ter angariado apoio suficiente e também porque pretende apoiar um dos candidatos da oposição.

O anúncio da retirada do seu nome da disputa acontece apenas sete dias após ter realizado reunião para formação de chapa, no último dia 10. Na ocasião, em evento esvaziado realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Goiás, em Goiânia, ele falou dos seus planos caso fosse eleito presidente da OAB-GO. “É preciso garantir o brilho do exercício do advogado. Queremos uma OAB  que não se imiscua em políticas partidárias e nem se coloque a serviço de qualquer governo; que saiba exercitar na plenitude da transparência para não cair na obscuridade, sabendo se manter próspera, sem onerar o advogado. Se fazendo mais próxima, atuante e acessível. E que desperte no advogado o desejo de participação de seus quadros, os encorajando e trabalhando com práticas saudáveis”, afirmou Paulo Teles.

Desembargador aposentado, Paulo Teles atuou no TJGO como representante da advocacia, eleito pelo quinto constitucional. Ele deixou o cargo há três anos. Com isso, muitos consideram que ele ainda estaria inelegível para participar do pleito, que deve acontecer no próximo dia 27 de novembro. No entanto, durante o evento da semana passada, ele garantiu que estaria elegível. Isso porque, entende que já restaurou sua inscrição de advogado na OAB. Antes de ser desembargador, ele advogou por 23 anos, sendo, inclusive, vice-presidente, tesoureiro e conselheiro da Ordem.