Ouvidoria da SAPeJUS soma mais de mil atendimentos no 1º semestre deste ano

A Ouvidoria da Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS) fechou o primeiro semestre de 2014 com um balanço de 1.668 manifestações registradas, sendo a maioria relativa ao sistema prisional, o que resultou em procedimentos apurativos nas oito regionais da administração penitenciária em Goiás. Os atendimentos ocorrem principalmente por telefone, o que soma uma média, 25 ligações/dia; seguidos de mensagens por correio eletrônico, sendo estas 10/dia. Todas as contribuições são anotadas, encaminhadas aos departamentos que têm interveniência na resposta a ser dada e, ao final, rapidamente é feita a devolutiva ao cidadão que acessou a ouvidoria.

De acordo com o ouvidor da SAPeJUS, Edson Tadashi, as respostas devem ser ágeis e suficientes. “Estabelecemos prazos e cobramos urgência dos gestores do órgão para que o cidadão não espere muito”, explicou ele. Tadashi afirmou que o número de manifestações do primeiro semestre deste ano reflete a credibilidade da Ouvidoria da SAPeJUS, pois há uma busca da sociedade pela instituição que está sendo respondida com responsabilidade e seriedade. Os cidadão, segundo ele, acessam a ouvidoria para reclamações, informações gerais, denúncias, sugestões, bem como elogios à gestão.

Com o objetivo de ouvir o que o cidadão tem a dizer sobre o sistema prisional, PROCON-GO e Superintendência de Direitos Humanos (SDH), a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS), criou no dia 01 de julho de 2011 sua Ouvidoria, visando principalmente, facilitar e melhorar os atendimentos e os serviços prestados pelo órgão. O objetivo da ouvidoria é sistematizar o recebimento de sugestões, denúncias, reclamações, elogios e agradecimentos, bem como intermediar na apuração de eventuais irregularidades ocorridas nos serviços prestados, encaminhando aos setores e órgãos competentes e sugerir melhores práticas para a administração.

As emandas podem ser feitas por qualquer cidadão através do e-mail ouvidoria.sapejus@gmail.com, pelo telefone (62) 3201-6000 ou pessoalmente no gabinete da ouvidoria, que fica na sede da SAPeJUS, localizada no prédio do IPASGO, na Av. 1ª Radial, n. º 586, bloco 1 e 2, 2º Andar – Setor Pedro Ludovico, CEP: 74.820-900, Goiânia – GO. Em 2013, a ouvidoria da SAPeJUS inaugurou o 0800 641 6000 e lançou a cartilha da Ouvidoria/SAPeJUS.