Ouvidoria da OAB presta informações sobre advogado acusado de aplicar golpes

O ouvidor-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Eduardo Scartezzini (foto), recebe nesta segunda-feira (27) o delegado de Goianésia, Murillo Leal Freire, que vem a Goiânia apurar informações sobre advogado acusado de chefiar organização criminosa, responsável por aplicar golpes na suposta revisão de financiamento de veículos em todo o Estado. A reunião acontece às 9 horas, na sede da OAB, no Setor Marista.

O advogado, que já está suspenso pela Ordem de suas atividades profissionais, teria orientado seus clientes a suspenderem o pagamento de financiamento de veículos, com a promessa de entrar na Justiça com ação revisional para reduzir o valor dos juros. As vítimas, que assinavam contrato com uma associação montada pela organização criminosa, recebiam boletos para o pagamento de honorários advocatícios e das “novas prestações”. O pagamento, no entanto, era ser realizado diretamente à associação.

As ações não eram propostas. A suposta organização criminosa, segundo informações da Polícia Civil, tinha uma arrecadação mensal de mais de R$ 2 milhões, já tendo feito vítimas em mais de 20 cidades goianas. “No momento que o advogado é acusado de praticar crimes, nossa obrigação é de prestar informações às autoridades policiais e judiciárias sobre isso. A OAB se coloca à disposição para prestar todas as informações necessárias para elucidar o caso”, afirma Eduardo Scartezzini.