OAB-GO promove em junho I Simpósio de Direito Sistêmico de Goiás

Para discutir e aprimorar a aplicação da Teoria Sistêmica na resolução de conflitos junto o Poder Judiciário, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) realiza no dia 5 de junho o I Simpósio de Direito Sistêmico de Goiás. O evento acontece na sede da Escola Superior da Advocacia (ESA), a partir das 19 horas. O valor da inscrição varia de R$ 10,00 a R$ 50,00.

O simpósio reúne expoentes especialistas neste tema em Goiás. A juíza em substituição de 2° grau Doraci Lamar vai debater Mediação Sistêmica no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). Logo em seguida, será a vez das palestrantes Rosângela Montefusco e Amanda Montefusco debaterem sobre o Sistema Judiciário na Perspectiva Sistêmica. Para encerrar a atividade, a presidente da Comissão de Direito Sistêmico, Ismara Estulano Pimenta, à frente do evento, debaterá a postura Sistêmica do Advogado.

Ismara explica a importância do tema para a resolução de conflitos judiciais. “O Direito Sistêmico vem para abreviar os conflitos ou até mesmo resolver o conflito evitando a judicialização. Promove um melhor equilíbrio entre as partes, evitando com isso o rompimento familiar ou organizacional. É uma importante técnica de pacificação social, da qual temos de nos inteirar”, afirma.

A vice-presidente da comissão, Adriana Maria Ferreira dos Santos, por sua vez, diz que o advogado tem a ganhar com o domínio deste método. “O advogado terá um novo olhar em relação a profissão, ao cliente, e ao Judiciário. Um olhar voltado para a paz e para agregar pessoa. O objetivo é reincluir, reconciliar e reordenar o sistema. Ao fazer isso, voltamos as pessoas ao seu posicionamento, por meio da promoção do sentimento de pertencimento, e promovemos um atendimento humanizado.”

Proposta

A proposta do Direito Sistêmico é passar a uma nova fase do Direito: sem julgamentos e com maior efetividade aos jurisdicionados pela tomada de consciência e responsabilização deles mesmos (de cada parte) pelas escolhas ao passo de considerar o Direito como uma ordenação complexa da vida e convivência humana.

Ao passo que as leis sistêmicas enfatizam a necessidade de equilíbrio entre a vítima e algoz e da alteridade destes, e que o Estado-juiz não é garantidor de felicidade, as partes frente à ordenação sistêmica de pertencimento, hierarquia e equilíbrio conseguem assumir seus papéis de vítima e algoz e compensarem os efeitos de uma lide. Fonte: OAB-GO

Veja a programação abaixo

I SIMPÓSIO DE DIREITO SISTÊMICO

Data: 05 de junho

Horário: 19 horas

Local: ESA/GO – Rua 101, Nº123, Setor Sul – Goiânia-Goiás

19h- Credenciamento

19h30 – Talk SIS I

Palestrante – Doraci Lamar – Juíza de Direito Substituta em Segundo Grau, do Estado de Goiás. Tema – Mediação Sistêmica no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás;

19h45- Talk SIS II

Palestrantes – Rosangela Montefusco e Amanda Montefusco. Tema – O Sistema Judiciário na Perspectiva Sistêmica; 20h

Talk SIS III –Palestrante

Ismara Estulano Pimenta. Tema – A Postura Sistêmica do Advogado.