OAB-GO faz desagravo público nesta terça-feira em favor de Sobral Pinto por fato ocorrido em Goiânia há 55 anos

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) realizará desagravo público em favor do jurista Heráclito Fontoura Sobral Pinto, que teve suas prerrogativas violadas há 55 anos, em Goiânia. O evento ocorrerá nesta terça-feira (5), às 8 horas, no hall de entrada da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Sobral Pinto foi uma figura ímpar na história da advocacia brasileira. Em sua carreira, destacou-se pela coragem, ética e dedicação à defesa dos direitos humanos e democráticos. Há 55 anos, estava prestes a ser paraninfo em uma formatura em Goiânia, mas teve sua participação abruptamente interrompida por uma ordem de prisão de quatro militares, episódio que marcou a história da advocacia.

Diante disso, o desagravo público é uma maneira da OAB-GO não apenas honrar a memória do advogado, mas também ressaltar a importância de sua contribuição para a consolidação do Estado de Direito no Brasil. “A defesa das prerrogativas da advocacia é um pilar da atuação da Seccional, e a nota em questão destaca o compromisso da Ordem em assegurar que advogados e advogadas possam exercer suas funções com independência e sem receios injustificados”, frisa a entidade.

Estarão presentes as Diretorias da OAB, Casag e ESA, o Conselho da OAB-GO, membros de subseções, comissões e TED. Além de representantes da UFG, autoridades institucionais e parlamentares.