OAB-GO distribui material da campanha sobre consulta remunerada

A OAB-GO, por meio da Comissão de Valorização dos Honorários e Remuneração Salarial dos Advogados (CVHA), está encaminhando aos escritórios de advocacia de todo o Estado, material de divulgação da campanha “Advogado, sua consulta pode e deve ser remunerada”. Integram o material cartazes, banners e folhetos displays de mesa com os dizeres “Aqui se cobra por consulta”.
Em ofício assinado pelo presidente, Enil Henrique de Souza Filho, e pelo presidente da Comissão de Valorização de Honorários e da Remuneração Salarial dos Advogados, a entidade orientou que os displays sejam disponibilizados em posição de ampla visibilidade, para auxiliar na tarefa de quebrar a resistência da sociedade em pagar pelos esclarecimentos jurídicos prestados antes da contratação definitiva dos serviços do advogado. “Esta é uma forma legítima de receita, prevista no Estatuto da OAB e regulamentada na Tabela de Honorários da Seccional goiana, que estabelece, no item 2.1, os valores para consulta verbal em horário normal e para consulta fora do expediente ou no domicílio do cliente”, lembra o documento enviado.
Deflagrada em agosto do ano passado, a campanha “Advogado, sua consulta pode e deve ser remunerada” atinge todo o Estado de Goiás por meio do trabalho desenvolvido em conjunto com subseções e delegacias. “A cobrança de consulta valoriza o conhecimento jurídico e mostra a importância do advogado para a sociedade”, comenta Leonardo Bezerra.
Para Leonardo, cabe ao advogado não aviltar a profissão com a não cobrança ou o estabelecimento de valores ínfimos. “A categoria deve praticar a valorização, assim como outros segmentos profissionais o fazem. Sem contar que a receita oriunda da cobrança de consultas também é um fator importante de gestão para o custeio de despesas do escritório advocatício”, pontua. Fonte: OAB-GO