OAB-GO discute hoje melhorias para o sistema prisional goiano

A seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil realiza hoje, a partir das 9 horas, reunião com conselheiros federais, seccionais e presidentes de subseções para debater a crise do sistema penitenciário em todo Estado, e coletar sugestões de melhorias no sistema prisional. O encontro será na sede da Ordem, no Setor Marista, em Goiânia.

A reunião é motivada após rebelião, ocorrida no dia 1º de janeiro, na Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto de Aparecida de Goiânia, que resultou na morte de nove reeducandos (dois decapitados e sete carbonizados) e na fuga de outros 242, segundo informações divulgadas pela Superintendência Executiva de Administração Penitenciária.

A OAB-GO conta já monitora a falência do sistema penitenciário desde o início desta gestão. Em 15 de janeiro de 2016, o presidente Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, acompanhado de uma comissão de advogados, esteve na Colônia e constatou as péssimas condições do local. Ao longo de 2016 e 2017, por diversas vezes, comissão da OAB se reuniram na própria Secretaria de Segurança Pública para cobrar melhorias no sistema.