OAB-GO cria comissão para acompanhar investigações de casos de violência contra advogados

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) criou, nesta segunda-feira (17), por meio da Portaria 03 de 2020 a Comissão Especial de Trabalho para Acompanhar as Investigações de Casos de Violência Praticados contra Advogados e Advogadas em Goiás. Ela será presidida por Edemundo Dias de Oliveira Filho, que também preside a Comissão de Segurança Pública e Política Criminal.

A OAB-GO já havia anunciado a criação da comissão no início do mês quando o advogado Hans Brasiel da Silva Chaves, de 31 anos, foi assassinado em Araunã. A comissão, conforme Edemundo, tem como atribuições acompanhar as investigações dos casos de violência praticados contra advogados no Estado de Goiás, solicitando aos órgãos competentes agilidade nas investigações e respostas céleres sobre a autoria e motivação do crime.

A nova comissão também vai criar uma força-tarefa a fim de realizar levantamento de informações sobre casos de violência cometidos em desfavor de advogados no Estado de Goiás. “São inaceitáveis atos de violência contra os profissionais e está empenhada em buscar as devidas respostas. Qualquer ato de violência contra a advocacia é um ato de violência contra a cidadania e a República”, afirma.

Além de Edemundo, integram o grupo de trabalho os presidentes das Comissões de Direitos e Prerrogativas (CDP), David Soares da Costa Júnior; de Direitos Humanos (CDH), Roberto Serra da Silva Maia; da Comissão de Direito Criminal (CDCrim), Rogério Pereira Leal; e da Comissão Especial de Direito Penitenciário e Sistema Prisional (CEDPSP), Marcelo Bareato.