O goiano Marcos Augusto de Sousa é o novo desembargador federal do TRF-1

Goiano de Ceres, a 180 quilômetros de Goiânia, no Vale do São Patrício, Marcos Augusto de Sousa, de 48 anos, foi empossado na quarta-feira (25) no cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Sua ascensão na carreira, pelo critério de merecimento, se deu cerca de 22 anos após o ingresso na Justiça Federal. O novo membro do TRF ocupa a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador federal Catão Alves, ocorrida em novembro de 2013. A sessão solene, em Brasília (DF), contou com a presença de representantes de altas cortes do Judiciário brasileiro.

“Hoje sobressai a qualquer observador o grande quantitativo de processos em todos os gabinetes das diversas seções do Tribunal, e acredito que devemos adotar práticas que sejam compatíveis com a qualidade que o jurisdicionado espera e, ao mesmo tempo, assegurar uma celeridade que também seja compatível com essa realidade”, declarou o magistrado após ser empossado.

Marcos Augusto de Sousa é graduado em Direito pela Universidade Católica de Goiás (atual PUC Goiás) desde 1988 e é especialista nas áreas de Política e Direito Ambiental (Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, Bélgica – 1994) e de Execução contra a Fazenda Pública (UFRJ/Conselho da Justiça Federal – 2001). Exerceu a magistratura nas comarcas de Goianésia e de Vianópolis, no estado de Goiás, e nas seções judiciárias do Amazonas, do Mato Grosso e do Distrito Federal além de responder, em diversas oportunidades, pela Seção Judiciária de Roraima.

O magistrado integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas como membro titular e suplente, atuou como juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça e preside a Comissão Permanente do Manual de Cálculos da Justiça Federal desde 2001. Lecionou as disciplinas de Processo em Direito Ambiental na Universidade Federal do Amazonas e de Processo Civil e Direito Ambiental em curso preparatório para Promotor de Justiça da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Amazonas. Atualmente, é professor de Direito Processual Civil no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e ministra cursos de aperfeiçoamento para servidores promovidos pelo TRF1 e pelas Seções Judiciárias do Amazonas e do Distrito Federal nas áreas de Processo Civil e Processo Penal.