Nova Roma é o primeiro município a receber o Gleba Legal

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton, lançou na tarde desta quinta-feira (30), em Nova Roma, o Programa Gleba Legal. O município é o primeiro contemplado do programa de regularização fundiária de terras devolutas do Estado. Processo inclui medidas jurídicas, ambientais e sociais, com a finalidade de integrar assentamentos irregulares.

De acordo com o cronograma, em 2015 sete cidades goianas serão beneficiadas: Nova Roma, Água Fria, Bonópolis, Campos Belos, Formoso, Niquelândia e Mimoso. Nessas regiões, o total de terras soma mais de 300 mil hectares. Somente no município de Nova Roma são mais de 121 mil hectares.

Durante o lançamento no município, José Eliton, reiterou que o Gleba Legal vai legalizar as propriedades de milhares de goianos. “Com o programa, todos terão direito aos benefícios que agricultor precisa”, destacou.

“Iniciamos aqui o Gleba Legal, um grande projeto pra transformar Goiás num Estado ainda melhor para se viver. O perfil socioeconômico das regiões Norte e Nordeste terá profundas e positivas mudanças com a regularização das terras”, afirmou o superintendente executivo de Agricultura da SED, Antônio Flavio de Lima.

“Apesar da crise econômica que afeta o Brasil, Nova Roma está em festa. Agradeço o governador Marconi Perillo e o vice-governador José Eliton por permitirem que pessoas de nossa cidade sejam donos de suas propriedades. Vocês estão devolvendo a dignidade a milhares de famílias”, declarou a prefeita de Nova Roma, Mirian Leite.