MP-GO fará lançamento da campanha Conte Até 10 nas Escolas em evento nesta terça

A campanha “Conte Até 10”, lançada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pelos MPs de todo o País em novembro passado com o objetivo de enfrentar a violência por motivação fútil, terá agora uma segunda fase de sensibilização, com foco no ambiente escolar. Nesta nova etapa, o projeto recebeu a denominação de “Conte até 10 nas Escolas” e já conta com a adesão do MP-GO, que lança nesta terça-feira (22/10) a iniciativa no Estado.

O evento programado para divulgação da campanha será realizado no auditório do edifício-sede, das 9 às 11 horas. Entre os convidados a participar estão professores das redes estadual e particular de ensino médio, alunos, pais, membros do Conselho Estadual de Educação, conselheiros tutelares, além de membros e servidores do MP de Goiás e do Ministério Público Federal. Idealizado pelo Centro de Apoio Operacional da Educação do MP-GO, o evento é organizado pela Escola Superior (ESMP) e já está com as inscrições abertas no site da instituição (clique aqui ).

Nesta nova etapa, a intenção do projeto é incentivar o enfrentamento do tema relativo à violência por motivação fútil junto aos jovens alunos do ensino médio. A programação do evento no dia 22 prevê a apresentação do material de divulgação da segunda etapa da campanha, em especial a cartilha Conte Até 10 Nas Escolas, e a realização da palestra Mediação Social no Contexto Escolar, a ser apresentada por Flávia Tavares Beleza, que é mestre em Política Social pela UnB e especialista em arbitragem e mediação. Confira aqui a programação.

Conte até 10
Lançada em novembro de 2012, a campanha “Conte até 10” teve como objetivo sensibilizar a sociedade a evitar homicídios cometidos por impulso, que ocorrem em situações como brigas em bares, discussões no trânsito ou entre vizinhos. O alvo foram os crimes que acontecem em função da banalização da violência, da falta de tolerância, da ação impensada no momento da raiva. Daí a proposta de contar até dez e manter o controle. A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), integrada pelo CNMP, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça.

Em Goiás, a campanha teve lançamento oficial também em novembro, um dia após a apresentação nacional da iniciativa. O evento, também coordenado pelo MP-GO, foi realizado no Colégio Estadual Aécio Oliveira de Andrade, no Setor Urias Magalhães. Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO