Ministra Delaíde é uma das vencedoras do Prêmio Cláudia 2013

Pelo seu papel essencial na aprovação da PEC das Domésticas, a ministra do TST, Delaíde Miranda Arantes, foi a vencedora da categoria Políticas Públicas do 18º Prêmio Cláudia, promovido pelo Grupo Abril S/A..

O evento ocorreu no dia sete de outubro em São Paulo e essa edição do prêmio bateu o recorde de participação popular, com mais de 250 mil votos.

Perfil

Delaíde Alves Miranda Arantes nasceu em Pontalina, Goiás, em 1.º de maio de 1952. Bacharelou-se em Direito pelo Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera), pós-graduou-se em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Magistério Superior, Docência Universitária, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC – GO).

Exerceu a advocacia trabalhista, assessoria e consultoria jurídica exclusivamente nas áreas de Direito Individual e Coletivo do Trabalho por 30 anos. Foi professora de Direito e Processo do Trabalho da PUC – GO.

Presidiu o Instituto Goiano de Direito do Trabalho – IGT, do qual é sócia fundadora e Conselheira atual. Exerceu a função de vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB – GO. Foi a primeira presidente mulher da Associação Goiana de Advogados Trabalhistas de Goiás – AGATRA e Conselheira da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT. É vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica -ABMCJ – GO e membro do Conselho Estadual da Mulher do Estado de Goiás- CONEM – GO.

Foi membro do Comitê Técnico Assessor da Coordenadoria Latino-Americana de Advogados Trabalhistas – CADAL, com sede em Buenos Aires, Argentina. Integrou a delegação brasileira na 100.ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho – OIT, em 2011, em Genebra.

Autora de artigos, matérias e obras jurídicas, entre as quais “Trabalho Doméstico – Direitos e Deveres” (AB Editora, Goiânia – GO, 6ª edição), “Execução Trabalhista Célere e Eficiente – Um Sonho Possível” (em parceria com o Juiz do Trabalho Radson Rangel Ferreira Duarte, Editora LTR, São Paulo – SP) e “Direitos Trabalhistas e Previdenciários dos Trabalhadores no Ensino Privado” (coletânea de artigos coordenada pelo ministro aposentado do TST, José Luciano de Castilho Pereira – Editora LTR, São Paulo – SP, 2008).  

Tomou posse no Tribunal Superior do Trabalho em 1.º de março de 2011, na vaga destinada a advocacia. Integra a 7.ª Turma e a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais – SBDI-1. Em março de 2011 foi eleita para compor a Comissão de coordenação dos trabalhos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Assessores e Servidores do TST – CEFAST.
Fonte: TST