Marketing Jurídico: estratégia eficaz para prospectar clientes na advocacia

Veja como o software jurídico pode contribuir para a produtividade da banca a partir da migração dos dados que estão na planilha Excel para advogados

Mesmo diante das restrições no uso de publicidade para divulgação dos serviços jurídicos impostas pelo Código de Ética e Disciplina dos advogados, muitos escritórios estão conseguindo alcançar resultados surpreendentes com o Marketing Jurídico. Ele é considerado a alternativa ideal para construir e fortalecer a marca da banca no meio digital, sem ferir o código da OAB.

Em um artigo publicado recentemente na revista Consultor Jurídico, o correspondente da revista nos Estados Unidos João Ozório de Melo aponta que o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais eficientes do Marketing Jurídico para que escritórios de advocacia divulguem informações úteis e com  uma linguagem acessível. Ele diz que é importante esquecer o “juridiquês” ao publicar artigos sobre questões jurídicas na web, principalmente se o objetivo for conquistar leitores e, consequentemente, novos clientes. Isso porque as pessoas buscam por informações ou soluções que podem resolver seus problemas ou atender suas necessidades diariamente na internet.

É muito provável que neste momento muitas pessoas estejam buscando informações para resolver seus problemas jurídicos. Isso quer dizer que se o seu escritório de advocacia tiver um bom posicionamento online há boas chances de ser encontrado por potenciais  clientes. Nesse sentido, é importante que a banca estabeleça um plano de Marketing Jurídico e também domine os mecanismos de busca, principalmente o Google, para se posicionar entre os primeiros nos resultados. Confira como melhor posicionar o site do seu escritório de advocacia no Google.

Para os escritórios de advocacia que já adotam ações de Marketing Jurídico e digital na estratégia de gestão, e para aqueles que têm interesse em investir nessa tendência, recomendamos o curso de Marketing de Conteúdo para advogados. Ele ajuda  os profissionais a utilizarem técnicas de marketing digital para aquisição de clientes.

Marketing Jurídico como aliado na gestão do escritório

Nos conteúdos publicados no blog do SAJ ADV, falamos sobre os benefícios que a tecnologia trouxe para atuação dos advogados. Assim como, os desafios proporcionados pela competitividade no setor, impulsionados pela queda das barreiras geográficas proporcionadas pela internet. Atualmente o concorrente do seu escritório de advocacia e seus possíveis clientes podem estar em outra cidade, estado ou país. Nesse contexto, o investimento em Marketing Jurídico se torna ainda mais necessário, tanto para atrair e prospectar clientes, como para fortalecer a marca do escritório no mercado.

Independentemente do tamanho da banca, o Marketing Jurídico pode ser um aliado na gestão do escritório se for feito estrategicamente. Afinal, além de contribuir para a prospecção de forma ética, a iniciativa ajuda no fortalecimento da marca. Em um mercado com mais de 1 milhão de advogados ativos no Brasil, é cada vez mais importante se diferenciar.

Ao produzir conteúdo relevante para os seus clientes, compartilhando informações, exclusivamente informativas para atrair e conquistar novos clientes, o escritório se torna autoridade em sua área de atuação, além de promover a marca do escritório aos atuais clientes e parceiros. Pelo fato da advocacia ser uma das profissões que mais depende da credibilidade para alcançar o sucesso almejado, o Marketing Jurídico também pode ser considerado uma boa estratégia para reafirmar a autoridade do seu negócio em determinadas áreas do Direito.

Dessa forma, adotar estratégias de Marketing Jurídico e ainda contar com um software para advogados capaz de fazer o registro e o acompanhamento de atendimentos e processos, gestão de tarefas e compromissos, pode gerar maior vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.

 

Marketing Jurídico: estratégia adotada por escritórios de advocacia resulta na ampliação de clientes

O escritório Menezes Niebuhr Advogados Associados, com sede em Florianópolis (SC), compartilhou algumas dicas para prospectar novos clientes. O advogado Marcus Vinícius Borges, destacou a importância disso para quem tem menos tempo de atuação não se sentir intimidado, competindo de igual para igual.

Essa tática pode ser aplicada a partir da adoção do Marketing Jurídico na estratégia no negócio. O escritório Koetz Advocacia, com sede em Tramandaí (RS) e em Florianópolis, é um exemplo de sucesso ao implementar o Marketing Jurídico na gestão do escritório de advocacia. Atuando desde 2008 com causas previdenciárias, a equipe viu surgir a oportunidade de ampliar a atuação para outros estados e países, conquistando novos clientes por meio do Marketing Jurídico Digital.

Segundo o sócio do escritório, Eduardo Koetz, foi possível quadruplicar a quantidade de clientes e processos ativos em apenas um ano com a inclusão de estratégias de Marketing Jurídico. Ele explica ainda que a iniciativa, contribuiu para que eles conseguissem estender a atuação do escritório para o mercado internacional.

Apostando em um blog na estratégia de Marketing Jurídico para o escritório de advocacia

Foi em 2011 que o escritório Koetz Advocacia criou seu site, mas apenas em 2012 começou a investir de fato em Marketing Jurídico para captar clientes pela internet. Apesar do baixo investimento em Marketing Digital, rapidamente o escritório conseguiu conquistar clientes de outras regiões.

O resultado foi alcançado pelo fato do escritório ter apostado na estratégia do Marketing Jurídico com foco no Direito Previdenciário, investindo na produção de conteúdo jurídico informativo. Os conteúdos passaram a ser disponibilizados quase que diariamente no blog que fica dentro do site da empresa. O número de visitas ao site do escritório aumentou significativamente. Em menos de um ano, houve um aumento de 2014%. Outra estratégia adotada que gerou bons resultados, foi a criação de conteúdos segmentados para atingir públicos específicos.

Diante das inúmeras possibilidades que o Marketing Jurídico oferece, não deixe de começar a implementar a estratégia agora mesmo na gestão do seu escritório. Fonte: http://www.sajadv.com.br