Mais de 20 Varas do Trabalho do Estado de Goiás estão atendendo partes e advogados por WhatsApp

Depois de dois meses em funcionamento na 11ª Vara do Trabalho de Goiânia, o projeto de atendimento de partes e advogados por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp foi expandido e agora já são 23 Varas do Trabalho e Postos Avançados da capital e do interior que aderiram à modalidade. Os números de telefones são os mesmos números de telefones fixos das unidades, mas funcionam como “WhatsApp Business”, versão do aplicativo que permite maior interação e organização das conversas para otimizar o atendimento. O atendimento telefônico continua funcionando normalmente também.

O projeto experimental entrou em funcionamento na 11ª Vara do Trabalho de Goiânia no final do mês de março e, conforme afirmou o diretor da unidade, Faustto Rocha, a ferramenta trouxe inúmeros benefícios tanto aos servidores, pela facilidade de organização dos atendimentos, como para os usuários da Justiça do Trabalho, que têm um atendimento mais rápido, eficiente e que dispensa o custo de uma ligação telefônica.

A advogada trabalhista Gabriela Vaz disse estar muito satisfeita com o novo serviço. Ela contou que, após ser implantado o sistema de audiências por videoconferência, ela foi informada do número do whatsapp da 11ª VT no próprio processo e conseguiu remarcar a audiência que tinha sido cancelada por conta da pandemia da covid-19. “Neste número, a servidora me atendeu imediatamente, com muita educação, e tirou minhas dúvidas. Fiquei impressionada com a celeridade no atendimento e o preparo no auxílio aos advogados e partes. O aplicativo WhatsApp oportuniza um acesso que somente a ligação por telefone não resolveria. Parabéns ao TRT 18ª Região”, comentou.

Faustto Rocha explicou que uma das grandes vantagens desse tipo de atendimento é a possibilidade de as mensagens ficarem gravadas, o que permite à Vara coordenar os atendimentos e acompanhá-los até a sua completa solução. “A troca de informações é mais rica, pois permite que sejam enviados e recebidos arquivos, tais como fotos das peças do processo com marcações de onde há alguma dúvida, dentre outros. Isso dinamiza a comunicação, tornando-a clara, objetiva e eficiente. O nível de satisfação das pessoas atendidas tem sido motivador”, relatou.

A Secretaria Geral Judiciária do TRT de Goiás também disponibilizou dois números de telefone para atendimento via WhatsApp, (62) 3222-5100 e (62) 3222-5328, destinados a dúvidas, reclamações, sugestões e elogios relativos à área judiciária do Tribunal. O tempo de resposta previsto é de até 24 horas, nos dias úteis.

É importante salientar que, a partir do mês de maio, com a regulamentação das audiências trabalhistas por meio de videoconferência, os convites para participar das audiências são enviados ao e-mail ou ao WhatsApp que a parte registrou no processo. Para verificar os outros números de contato com as Varas do Trabalho e Postos Avançados, acesse o menu Contatos na página inicial do portal ou clique aqui.

Como usar
É muito simples entrar em contato com a unidade judiciária em que tramita o processo da parte interessada. Funciona da mesma forma já usual para manter contato pelo WhatsApp.

Todas as unidades judiciárias que aderirem ao atendimento via WhatsApp estarão sinalizadas com o símbolo do aplicativo na aba “Contato” do portal do TRT-18 e na tabela de contato da unidade, na aba “Institucional > Varas do Trabalho”. Fonte: TRT-GO