Lúcio Flávio se compromete a propor piso salarial para advocacia

O candidato à presidência da seção goiana da Ordem dos Advogados do Brasil pela chapa OAB Que Queremos, Lúcio Flávio de Paiva, propõe, caso seja eleito, contemplar os advogados que possuem menos de cinco anos de inscrição na Ordem, os denominados advogados em início de carreira, categoria que compreende 41% dos inscritos ativos na OAB-GO. A principal proposta para esse segmento é propor a implantação de um piso salarial para a advocacia.
“Esta é uma iniciativa que beneficia toda a classe, mas principalmente os advogados em início de carreira, que buscam a estabilização no mercado de trabalho. Fizemos pesquisas, inclusive em outros Estados da Federação, e estamos em fase final de discussão para chegarmos a um valor que seja digno e que esteja dentro da realidade da lei da oferta e da procura”, destacou o candidato.
A instituição do piso salarial não é atribuição da OAB, e sim do Poder Legislativo Estadual. A OAB pode tão somente propor sua instituição e o valor que julgar adequado. “É evidente que a OAB, com a força política que a advocacia possui, pode fazer com que o tema entre na pauta da Assembleia Legislativa. Basta que esse capital político da Ordem seja investido em favor do interesse coletivo, e não do pessoal, como temos visto nas últimas gestões”, avalia Lúcio Flávio.
Além disso, o candidato da chapa OAB que Queremos pretende auxiliar o jovem advogado que decidir empreender e abrir o próprio escritório. “Vamos oferecer uma orientação, através da Escola Superior da Advocacia (ESA), aos colegas que optarem pelo próprio escritório. Além do conhecimento jurídico, é necessário que o advogado tenha noção de gestão e marketing, por exemplo”.