Livro sobre regime de bens e direitos sucessórios de homossexuais será lançado nesta sexta

A presidente da Comissão de Direito Homoafetivo da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Chyntia Barcellos, participa nesta quinta (28) e sexta-feira (29) da quarta edição do Fórum Nacional das Comissões da Diversidade Sexual da OAB, em Canela (RS). O evento, promovido pela Comissão Especial da Diversidade Sexual da OAB-RS, é realizado no Campus Universitário da Região das Hortências da Universidade de Caxias do Sul e conta com a presença de comitivas de todo País.

Será lançado no evento, na sexta, às 13h30, o E-book “Direito e multiplicidade: novas cores que integram o ordenamento jurídico brasileiro: artigos e fotos”, elaborado pela Comissão da Diversidade Sexual da OAB nacional. Chyntia é coautora da obra, na qual escreveu um capítulo sobre regime de bens e direitos sucessórios de casais homossexuais.Na ocasião, são debatidos temas como a diversidade em ambiente corporativo, o movimento e as causas da comunidade LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais). Para Chyntia, também vice-presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB, o Fórum mostra-se importante e necessário, já que permite a troca de experiências e a discussão de relevantes temáticas ligadas aos direitos da comunidade.

Estatuto da Diversidade Sexual

O Fórum enfatiza nesta edição o Estatuto da Diversidade Sexual, documento com 109 artigos distribuídos em 180 sessões, que criminaliza a homofobia e, ainda, trata de princípios, regras de direito de família, sucessório e previdenciário. Segundo Chyntia, a OAB busca conseguir 1,5 milhão de assinaturas para protocolar no Congresso a proposta de legislação de iniciativa popular.

Os painéis são abertos para a comunidade em geral, não apenas para advogados e estudantes de Direito. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.oabrs.org.br.  Durante o evento, também será realizado o Colégio de Presidentes das Comissões de Diversidade Sexual, com a confecção, no final dos trabalhos, da Carta de Canela.