Laudo apresentado pelo Procon comprova adulteração de combustível em posto do Carrefour

Perícia realizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) comprovou a adulteração de combustível vendido no posto Carrefour, localizado na Avenida T-9, no Setor Vila Bela, na região Sudoeste da capital. A informação é da superintendente do Procon Goiás, Darlene Araújo, que apresentou, em coletiva de imprensa realizada na manha desta segunda-feira (9), o resultado da perícia, que atestou mistura de água com sujeira no diesel que era vendido pelo estabelecimento.

“Três amostras atestam partículas estranhas e mais de 75% de água no combustível. Foi justamente esse alto índice que alterou a temperatura de combustão, causando danos aos aparelhos do laboratório da UFG [Universidade Federal de Goiás]”, explicou. O nível máximo de água tolerado pela ANP é de apenas 0,07%.

O combustível foi analisado após fiscalização do Procon Goiás realizada na última quinta-feira (5) no posto. O órgão de defesa de consumidor esteve no local depois de receber denúncias de clientes que tiveram seus veículos danificados. “Consumidores que tiveram prejuízos devem entrar com ações na Justiça contra o estabelecimento pela venda de combustível adulterado. Nós iremos disponibilizar o laudo”, acrescentou da superintendente.

Ainda de acordo com Darlene Araújo, a ANP é a responsável pela punição dos responsáveis pela adulteração. A multa é a partir de R$ 5 mil. O posto do Carrefour da T-9 está aberto, mas as duas bombas de diesel foram interditadas ainda nesta manhã até que seja feita a substituição do combustível adulterado e a adequação necessária.

Em nota, rede de supermercados afirma que começou um “rigoroso” procedimento para averiguar qualquer desvio de processo no posto citado. O Procon Goiás verificou as outras unidades de postos do Carrefour em Goiânia e não encontrou irregularidades.

Confira íntegra da nota do Carrefour

Após tomar conhecimento do caso, a rede começou um rigoroso procedimento para averiguar qualquer desvio de processo de forma isolada neste tanque de diesel, no posto citado. A venda do produto seguirá interrompida e será retomada apenas após o esclarecimento das causas e correções necessárias. A empresa informa que a qualidade é atestada por instituto independente, atendendo rigorosos padrões e a legislação vigente. A companhia segue à disposição dos clientes e autoridades.
    Assessoria de imprensa do Carrefour