Justiça Federal da 1ª Região terá novo sistema eletrônico administrativo

A Justiça Federal da 1.ª Região vai utilizar um novo sistema de processo eletrônico administrativo. Dentro das metas traçadas pela Administração do Tribunal, foi constituído, em um dos primeiros atos da nova gestão, por meio de Portaria Diges 363, de 06.05.2014, grupo de trabalho com a finalidade de estudar e avaliar o sistema da 1.ª Região – em fase de desenvolvimento – e sistemas utilizados por outros órgãos, e propor o que melhor atendesse às necessidades do Tribunal, das seções e subseções judiciárias vinculadas. O trabalho foi apresentado ao diretor-geral do Tribunal na última terça-feira, dia 17, ocasião em que foi acolhido o estudo com a indicação do Sistema SEI – Sistema Eletrônico de Informações –, desenvolvido pelo TRF da 4.ª Região. A adoção do novo sistema foi aprovada pelo presidente do TRF da 1.ª Região, desembargador federal Cândido Ribeiro (foto).

No estudo apresentado, além do sistema e-SISAD – Sistema de Gerenciamento e Controle de Documentos e Processos Administrativos Digitais – , que já vem sendo utilizado e desenvolvido pelo TRF da 1.ª Região, foi avaliado o SIGA-Doc – Sistema Integrado de Gestão Administrativa –, desenvolvido pelo TRF/2.ª Região. Em sua avaliação, a comissão levou em consideração, entre outros fatores, o custo para implantação definitiva e manutenção do sistema; abrangência e funcionalidades da ferramenta; operacionalização; e outros requisitos técnicos.

Um dos principais fatores que distinguiram o SEI dos demais sistemas foi o fato de este ser uma ferramenta adotada por diversos órgãos da administração pública e que não irá gerar custos, ao Tribunal, para sua adoção e manutenção. Além disso, o sistema possibilita que várias pessoas trabalhem simultaneamente no mesmo assunto/processo – o que agiliza e facilita sobremaneira o andamento do trabalho –, havendo, ainda, a otimização, simplificação e agilização dos processos de trabalho, com significativa redução dos trâmites existentes no processo físico. Outra vantagem é que o SEI poderá ser utilizado em qualquer hora e lugar do mundo, por meio da internet, inclusive com a utilização de tablets e smartphones, aliando trabalho e mobilidade, fator de extrema importância na Primeira Região, com sua abrangência continental.

O termo de cooperação entre o Tribunal e o TRF da 4.ª Região deverá ser assinado na próxima semana. A partir de então, será instituído um novo grupo para a implantação do sistema.

O grupo de trabalho foi integrado pelos servidores Nilda Aparecida Alves, da Secretaria de Administração (Secad) – coordenadora; Lúcia Beatriz de Mendonça de Sá, da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (Secge); Thiago Mota de Santana, da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin); Solange Maria Chagas de Souza, do Gabinete da Diretoria-Geral da Secretaria (Gadir); Iracema da Costa Araújo, da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária do Pará (Secad/PA); e Juliana de Freitas Prevelato, do Núcleo de Recursos Humanos da Seção Judiciária do Distrito Federal (Nucre/DF). Os trabalhos incumbidos à comissão nasceram da necessidade de o Tribunal, as seções e subseções judiciárias da 1.ª Região otimizarem suas rotinas e terem um melhor aproveitamento de sua força de trabalho, com a utilização de um único e eficiente sistema eletrônico administrativo.