Governo cria tropa de choque com 10 mil homens para atuar durante protestos em Copa do Mundo

 O governo federal  formou uma tropa de choque de 10 mil homens que auxiliarão o policiamento nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014. A ação tem como objetivo conter possíveis protestos violentos durante o evento esportivo. Denominada “Força Nacional de Segurança Pública”, a tropa, após as manifestações de junho de 2013, contou com um aperfeiçoamento intensificado pela atuação na Copa das Confederações.

A Força Nacional é composta por policiais militares e civis, bombeiros e peritos de todos os estados, que são voluntários e passam por um treinamento diferenciado antes de serem enviados para missões excepcionais e de caráter temporário. Quando a Força Nacional é enviada em apoio a um estado, ela fica subordinada aos órgãos de segurança pública locais e recebem missões específicas.

A corporação possui uma escola, em Brasília, que padroniza as ações dos policiais de vários estados, seguindo os preceitos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Um centro de monitoramento que permite acompanhar em tempo real todas as operações da força pelo país também foi montado na capital federal.

Para os protestos que poderão ocorrer em 2014, a Força adquiriu um mini robô espião, que monitorará militantes do black bloc. Pequeno e de borracha, o dispositivo se infiltrará durante os atos de violência para realizar filmagens e auxiliar na investigação dos envolvidos.