Goiás ganha o primeiro curso para formação de estagiários na área do Direito

Wanessa Rodrigues

estágioEstudantes de Direito em Goiás têm agora a oportunidade de vivenciar práticas jurídicas básicas antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho. A Escola de Direitos Humanos (EDH) vai oferecer curso de formação de estagiários para alunos do curso de Direito ou de qualquer área afim que tenham a pretensão de trabalhar no ambiente jurídico. Trata-se do primeiro curso neste formato no Brasil. Duas turmas já estão programadas para o inicio de março.

A professora da EDH e diretora da Humanizar, Alessandra Ivamoto Dias, explica que a intenção é levar ao mercado de trabalho jurídico profissionais mais qualificados e com a mínima vivência nas práticas jurídicas básicas e usuais – como verificar e acompanhar processos, pesquisas de doutrinas e redigir petições, por exemplo. Aliado ao desenvolvimento pessoal e profissional, focado nas competências técnicas e pessoais que o mercado busca como postura, comunicação assertiva e trabalho em equipe.

Alessandra, que é psicóloga e especialista em Recursos Humanos ressalta que o curso nasceu da necessidade de qualificar um aluno para que o mesmo chegue mais “pronto” ao seu local de trabalho. “Observamos questões simples durante um processo de seleção de auxiliares jurídicos, como má postura profissional (uso de vestimentas impróprias, uso de gírias, ou mesmo falta de segurança naquilo que almeja seguir na carreira), ou outras como não conseguir redigir uma simples redação”, explica. .

Módulos
O curso, que terá duração de 16 horas/aula, funciona em dois módulos distintos, porém interligados. O primeiro módulo tratará do desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho jurídico levando o aluno a se auto conhecer para potencializar os possíveis “gaps” que necessita melhorar como pessoa e como profissional. Além de orientação curricular, visão do mercado jurídico, planejamento estratégico de carreira, entre outros.

O segundo módulo tratará das premissas básicas do Direito, questões simples porém corriqueiras dentro da prática jurídica de escritórios e empresas que possuem o departamento jurídico. Além da teoria, em ambos módulos trabalharemos com vivências para melhor aprendizado.

No módulo de desenvolvimento, Alessandra trabalhará com técnicas de coaching e PNL (Programação Neurolinguística) associadas ao desenvolvimento de competências na Gestão de Pessoas. No módulo de iniciação ao Direito, o advogado José Eduardo Barbieri apresentará as áreas do Direito, as instituições democráticas e suas funções, o cotidiano de um escritório, como pesquisar jurisprudência, doutrina e legislação.