Ex-prefeito de Minaçu deverá pagar multa e prestar serviços à comunidade

O ex-prefeito de Minaçu, Cícero Romão Rodrigues, deverá cumprir um ano e quatro meses de prestação de serviço à comunidade e efetuar o pagamento de multa no valor de dez salários mínimos, R$ 7.880,00. As determinações foram dadas em cumprimento à sentença que condenou o ex-prefeito pela prática de crime eleitoral (capitação ilícita de sufrágio), ocorrido em 2008.

O Ministério Público ofereceu denúncia contra o então candidato que, durante campanha eleitoral, prometeu a uma idosa que custearia o pagamento de um advogado para tirar seu filho da cadeia. Apesar de ela argumentar que não teria dinheiro, Cícero Romão insistiu que pagaria o advogado, desde que ela e seus parentes votassem nele.

Assim, após a eleição, a idosa foi cobrar o cumprimento da promessa e, inicialmente, o advogado compareceu a algumas audiências, mas depois abandonou o processo. Indignada com a situação, buscou o Ministério Público para uma intermediação e alcance da promessa de campanha.

A audiência admonitória para comunicação da sentença foi realizada no dia 16 de abril, com a participação do promotor de Justiça Rodrigo Correa Batista e da juíza Hanna Lídia Rodrigues Paz Cândido.