Evento online e gratuito debate Cannabis medicinal com mais de 15 especialistas das áreas de saúde e direito

O Transformação Digital, ecossistema que conecta pessoas e empresas, e a OnixCann, healthtech brasileira que promove o acesso de pacientes à médicos prescritores de Cannabis medicinal, promovem entre os dias 10 e 14 de agosto, o Medical Cannabis Summit. O evento é 100% online e gratuito para médicos, pacientes e familiares que possam ser beneficiados com tratamentos à base da planta. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas participem do evento.

Mais de 15 especialistas, das áreas da saúde e de direito, irão debater o uso medicinal da Cannabis e suas principais aplicações, além de aspectos legais. O objetivo é desmistificar o tema no âmbito clínico. Com cinco painéis ao longo da semana, transmitidos pelo site do evento, o Medical Cannabis Summit disponibilizará aos inscritos interagirem via chat.

Entre os nomes presentes estão Marcelo Battistella Bueno, CEO do Grupo Anima Educação, referência universitária em cursos nas áreas de medicina e saúde, Marcelo Geraldi, CEO da Herbarium, renomada indústria farmacêutica 100% nacional com uma grande linha de fitoterápicos, Antoine Daher, fundador da Casa Hunter, instituição sem fins lucrativos com intuito de garantir soluções públicas e sensibilidade para os portadores de doenças raras. O deputado federal Paulo Teixeira, presidente da comissão especial da Câmara sobre remédios à base de Cannabis, também participará do evento, além de médicos e pesquisadores de relevância da medicina canabinóide. A lista completa com todos os participantes estará disponível no site do evento.

“Há 40 anos foi realizada a primeira pesquisa clínica que testou a Cannabis em pacientes, e por coincidência aconteceu no Brasil. Isso ficou parado no tempo porque não houve interesse das grandes farmacêuticas em produzir mais pesquisas e comercializar produtos e medicamentos canabinóides, já que o processo de lucro se dá por patente, ou seja, com exclusividade das vendas por um determinado período. Com plantas, esse processo de exclusividade não acontece e consequentemente os grandes lucros também não. Porém, o que vemos hoje é que não se consegue mais parar a repercussão e o impacto positivo do uso deste medicamento em diversos tratamentos, no bem-estar e na qualidade de vida de milhares de pessoas do mundo todo”, destaca Marcelo Galvão, CEO da OnixCann.

Em 1981, um grupo liderado pelo pesquisador Dr. Elisaldo Carlini (Unifesp) publicou no JclinPharmacol, respeitado periódico científico internacional, um estudo duplo cego, randomizado, incluindo uma pequena amostra de oito pacientes, comparados com sete controles, o efeito benéfico do CBD para controle de crises convulsivas. Desde então a Cannabis tem sido usada para tratamentos de várias doenças, como, por exemplo, dores crônicas, autismo, esclerose múltipla, epilepsia, depressão, estresse pós traumático, fibromialgia, Parkinson, Alzheimer, câncer (cuidados paliativos), enxaqueca e ansiedade.

“Vemos que existe um movimento positivo da sociedade, dos pacientes e de um pequeno rol de médicos e profissionais que atuam com a terapia canabinóide e que lutam todos os dias para democratizar os benefícios da planta. Hoje, em uma sociedade democrática de direito não podemos mais calar a voz da sociedade. Está na hora de quebrar o preconceito e abrir as portas do conhecimento, do acesso à informação para que todos conheçam que a Cannabis medicinal não é uma droga, mas sim uma substância que oferece benefícios inquestionáveis para aqueles que adotam ela como tratamento”, complementa Galvão.

O Summit conta com patrocinadores, Ciitech, Herbarium, Cantera e MGC Pharma. Dentre os apoiadores estão Centro de Excelência Canabinoide, Gravital Clínica Canábica, Reis, Souza, Takheshi & Arsuffi Advocacia Empresarial, Bandtech, Clube Medition 4 You, Abiquif e Centro Brasileiro de Referência em Medicina Canabinóide. Ainda, o Summit terá um veículo oficial de divulgação especializado no tema, Portal Cannabis & Saúde.