Escritórios de advocacia 100% virtuais já são realidade após início da pandemia do coronavírus

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Wanessa Rodrigues

Não há dúvidas de que a transformação digital tem impactado cada vez mais na interação entre clientes e empresas. Realizar transações bancárias, comprar produtos e contratar serviços pela internet já é um hábito comum no dia a dia de muitas pessoas. Com a pandemia do novo coronavírus essas relações virtuais se intensificaram ainda mais.

A atuação de profissionais especializados também foi impactada pelas transformações digitais. Hoje, independentemente de ter um espaço físico, é possível atender clientes por meio de ferramentas tecnológicas. Basta ter acesso a um celular ou computador. E, no âmbito do Direito, essa já é uma realidade. Exemplo disso, são os os escritório digitais.

Advogado Sidnei Pedro Dias

Em Goiânia, por conta das orientações de distanciamento social durante a pandemia, a banca Sidnei Pedro Dias Sociedade individual de Advocacia, por exemplo, passou a ter também atendimento 100% virtual. Ou seja, um escritório virtual integrado com o físico. A intenção também foi desburocratizar a contratação de advogado.

O estabelecimento tem sede física, mas os clientes podem optar por contato por meio do aplicativo WhatsApp e agendamento no site do escritório. O advogado Sidnei Pedro Dias, que atua há quatro anos no mercado, explica que, para facilitar a comunicação, foi realizada a integração do sistema do escritório com o WhatsApp. Assim, o cliente recebe todos os andamentos do seu processo por meio de um grupo criado para tal finalidade.

Segundo diz, a comunicação por meio do aplicativo traz segurança ao cliente, que a qualquer hora pode falar e tirar todos as suas dúvidas pelo WhatsApp. Para ele, outra vantagem do escritório virtual é que é possível trabalhar de casa, sem se preocupar muito com os trajes formais. O que faz com que o cliente se sinta bem à vontade.

Procedimentos
Conforme explica o advogado, os documentos são enviados pelo WhatsApp e as assinaturas também são realizadas de forma eletrônica pelo referido aplicativo. Isso tudo por meio de link de uma plataforma de assinatura, com total validade jurídica. Os documento podem ser enviados em qualquer formato (jpeg, pdf, docx etc), podendo assinar eletronicamente procuração e contrato diretamente pela plataforma do escritório.

Após o contato pelo WhatsApp, também pode haver reuniões presenciais. Porém, como o escritório alcança outros Estados, as reuniões e consultas jurídicas são prioritariamente realizadas por videoconferência.

Personalizado
Dias explica que todo o serviço de advocacia, embora digital, é personalizado, ou seja, é analisado, adaptado, elaborado e ajuizado por um dos advogados do escritório, que acompanhará todo o processo, até a sua conclusão. Entre os serviços que o cliente pode ter acesso on-line estão ajuizamento de ações, consultas e mediações e conciliações.

Vantagens
Na Advocacia Digital, a única diferença dos escritório tradicionais é que são oferecidos serviços on-line. Proporcionando maior comodidade, praticidade e segurança aos seus clientes, que poderão realizar a contratação de um dos serviços oferecidos por meio de um procedimento rápido e simples, utilizando o celular ou o computador.

“O cliente economiza tempo, despesas com deslocamento e estacionamento, fazendo a contratação de acordo com a sua disponibilidade, de onde estiver, em qualquer horário, para isso basta ter um celular ou um computador”, completa Dias.