Desembargador Walter Carlos Lemes é aposentado voluntariamente após 40 anos de magistratura

Publicidade

Depois de 40 anos de exercício da magistratura, o desembargador Walter Carlos Lemes foi aposentado voluntariamente nesta sexta-feira, dia 1º de abril. A aposentadoria voluntária foi concedida pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, no Decreto Judiciário nº 770/2022. Walter Carlos Lemes ocupou a Presidência do Poder Judiciário goiano no biênio 2019/2021.

Natural de Bela Vista de Goiás, Walter Carlos Lemes tornou-se juiz em 21 de dezembro de 1981. Nestes 40 anos de dedicação à judicatura, o desembargador alcançou os mais altos postos da carreira, como presidente do TJGO, corregedor-geral da Justiça no biênio 2017/2019, além de presidir o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) no biênio 2014/2016. Na Corte Eleitoral, implementou diversas ações de cunho moderno e inovador como a inauguração da Central de Atendimento ao Eleitor de Goiânia, que serviu de modelo para vários estados do País e Goiás teve destaque nacional na implementação da biometria.

À frente do TJGO, o desembargador Walter Carlos Lemes teve como pilares a informatização e modernização do Poder Judiciário em relação ao uso da tecnologia, a conciliação e a relação harmônica entre os Poderes (Judiciário, Executivo e Legislativo). Sua gestão ficou marcada pelo início da pandemia da Covid-19 e, graças à implantação de projetos de tecnologia, o TJGO foi destaque na produtividade das magistradas e magistrados e de atos dos servidores.

Ao deixar o cargo de presidente, em 2021, ele celebrou as conquistas e avanços alcançados pelo Tribunal de Justiça de Goiás, na torcida “para que muitos projetos que idealizamos tenham seus resultados ao longo do futuro.” Outro destaque de sua gestão foi a primeira grande reforma do Bloco B do Palácio da Justiça Clenon de Barros Loyola.

“Tenho comigo a convicção de que ninguém faz nada sozinho. E ao longo da minha carreira, pude fazer muito, mas sempre em equipe e com parcerias. Contei com o apoio incondicional da minha família, aprendi muito com os colegas magistrados, conheci a dedicação de muitos servidores por onde passei e fiz muitos amigos nessa trajetória. Sou muito feliz e grato por tudo que pude vivenciar e realizar no Poder Judiciário goiano. Deixo o meu muitíssimo obrigado a todas e todos”, declarou o desembargador Walter Carlos Lemes, que também se dedicou à literatura, com dois livros publicados.

Grande história
“Em nome do Poder Judiciário do Estado de Goiás rendo as homenagens pelos relevantes serviços prestados à justiça e à sociedade goiana no exercício digno e competente de diversos cargos no Tribunal de Justiça de Goiás, como presidente e corregedor-geral da Justiça, mais especialmente na distribuição de uma justiça justa como competente julgador, destacou o chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França. Ele, que ocupou o cargo de Ouvidor do Poder Judiciário goiano na gestão de Walter Carlos Lemes, fez um reconhecimento especial ao desembargador. “Tenho profundo agradecimento ao desembargador Walter por todas as oportunidades que ele me concedeu em sua gestão”. França enalteceu, ainda, o apoio e auxílio que recebeu do colega e amigo ao assumir a Presidência do TJGO.

“O desembargador Walter teve uma brilhante carreira e é exemplo para todos nós na magistratura. Seu trabalho e suas ações serão sempre enaltecidos na história do Poder Judiciário goiano. Desejo que ele possa aproveitar esse novo momento de sua vida ao lado da família, sem prejuízo de continuar, de alguma forma, atuando no sistema da justiça, considerando sua elevada experiência e o vasto conhecimento adquirido no tempo em que atuou como magistrado”, declarou o presidente do TJGO. (Centro de Comunicação Social do TJGO).