Desde que foi instituído em 2012, Pai Presente já garantiu 20.340 reconhecimentos de paternidade

O Programa Pai Presente, executado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, totalizou 71.699 atendimentos com 20.340 reconhecimentos de paternidade concluídos com sucesso e certidões entregues às partes desde que foi instituído em 2012. Só na atual gestão do desembargador Leandro Crispim (biênio 2023/2025) 2.021 documentos foram emitidos.

O Programa Pai Presente realiza ações, campanhas e mutirões com o objetivo de garantir um dos direitos básicos do cidadão: o de ter o nome do pai na certidão de nascimento. O procedimento pode ser feito por iniciativa da mãe, indicando o suposto pai, ou pelo próprio comparecimento dele de forma espontânea. Assim, é redigido um Termo de Reconhecimento Espontâneo de Paternidade que possibilitará a realização de um novo registro, constando a filiação completa.

Dessa forma, o Pai Presente se propõe não somente a identificar o pai no registro de nascimento, mas reconhecê-lo como participante afetivo na vida do filho, contribuindo para o desenvolvimento psicológico e social dos filhos e fortalecendo os vínculos parentais.

O Pai Presente está instalado em 100% das comarcas goianas e fornece testes de DNA gratuitamente. Para conhecer melhor o Programa Pai Presente é só acessar o Instagram oficial do TJGO e o Canal do Youtube da Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO por meio do Programa Corregedoria em Foco. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (62) 3216-2442 e (62) 99145-2237 ou pelo e-mail: paipresente@tjgo.jus.br.