Deputado quer criar em Goiás um cadastro de pedófilos condenados pela Justiça

Já está tramitando na Assembleia Legislativa de Goiás um projeto de lei do deputado Lincoln Tejota (PSD) que propõe a criação de um cadastro estadual de pedófilos. O objetivo, segundo ele, é evitar a proliferação dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Lincoln Tejota esclarece que a ideia já foi implantada com bons resultados em São Paulo e Mato Grosso. “Crimes como o de estupro acontecem diariamente e deixam cicatrizes permanentes”, observa o deputado.

Ele explica que a identificação de pedófilos é de suma importância, podendo servir como ponto de partida para investigações policiais, além de propiciar adoção de medidas de prevenção destes crimes.

Se aprovada pelos deputados em Plenário, a proposta qualifica como pedófilo todas as pessoas enquadradas nos crimes de conotação sexual previstos na Lei 8.069, relativo ao Estatuto da Criança e Adolescente. O cadastro ficará sob responsabilidade da Secretaria de Segurança pública, que regulamentará sua criação, atualização e divulgação para órgãos competentes.

No cadastro, deverão constar dados pessoais do criminoso, grau de parentesco com a vítima, circunstância e local que o crime foi praticado, além do endereço do pedófilo. O projeto, de nº 1.393/16, foi lido, no início desta semana, em plenário e encaminhado às comissões técnicas.