Denúncia de corrupção: Acieg Jovem lança projeto Olhos da Sociedade

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data de 9 de dezembro como Dia Internacional Contra a Corrupção. Um grupo de entidades, autoridades e representantes da sociedade civil aproveita a ocasião para lançar o projeto Olhos da Sociedade.

O projeto é uma iniciativa da Acieg Jovem e tem parceria com a Maçonaria, Fórum Empresarial, Ministério Público e Fórum dos Jovens Empresários. Nesta terça-feira (9/12) às 14h30 será lançado o portal Olhos da Sociedade (www.olhosdasociedade.com.br), uma central de denúncia, conscientização e participação social. Anonimamente, o cidadão pode denunciar práticas ilegais registradas por corruptos e corruptores.

“Anualmente, o Brasil perde R$ 100 bilhões para a corrupção, segundo o mais recente estudo da Transparência Internacional. Todos perdemos, inclusive os próprios corruptos e corruptores que inevitavelmente são vítimas das mazelas do País, como violência, infra-estrutura deficiente e baixa competitividade”, afirma o presidente da Acieg Jovem, Leopoldo Veiga Jardim.

As denúncias serão encaminhadas para os órgãos responsáveis por apurar cada caso de corrupção, como polícia, Ministério Público, corregedorias e tribunais de contas, entre outros.

“Temos a convicção que muitos servidores públicos, honestos e inconformados com o que presenciam no dia a dia, encontrarão no portal Olhos da Sociedade uma oportunidade de denunciar. Os órgãos de investigação receberão as denúncias e serão cobrados pelos resultados, para, se comprovado, levar a público e estimular mais e mais a sociedade a ajudar nesta grande rede”, diz Veiga Jardim.

Para o início de 2015, o Olhos da Sociedade realizará em Goiânia um debate sobre o combate à corrupção. Para isso, foram convidados integrantes da ONU para ministrar palestra.

Zero corrupção
Com o tema Zero Corrupção – 100% Desenvolvimento, a campanha da ONU foca nos efeitos corrosivos da corrupção sobre o desenvolvimento, destacando que este crime compromete a democracia e o Estado de Direito, leva a violações de direitos humanos, distorce mercados, erode a qualidade de vida e permite que o crime organizado e outras ameaças à segurança prosperem.

“A corrupção é uma barreira para conquistar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e precisa ser levada em conta na definição e implementação de uma forte agenda de desenvolvimento pós-2015”, disse o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon, em sua mensagem sobre o Dia Internacional em 2014.