O Conselho Superior do Ministério Público de Goiás (CSMP) já tem sua nova composição definida para o biênio 2025-2026. A eleição ocorreu nesta sexta-feira (13/12), em conformidade com a Lei Complementar nº 195/2024, que ajustou o número de integrantes do colegiado. Sete membros foram escolhidos, além do procurador-geral de Justiça e do corregedor-geral, que possuem assento nato no conselho.
Para as vagas destinadas às promotoras e promotores de Justiça, foram eleitos os procuradores Mozart Brum Silva, Abraão Júnior Miranda Coelho, Fernando Aurvalle Krebs e Aylton Flávio Vechi. Já para as vagas de escolha das procuradoras e procuradores de Justiça, foram eleitos Vinicius Jacarandá Maciel, José Carlos Mendonça e Marta Maia de Menezes.
A votação foi realizada de forma eletrônica, utilizando o sistema e-Voto, o que garantiu rapidez na apuração. No total, 375 promotoras e promotores participaram da eleição no período das 8h às 17h, enquanto a votação das procuradoras e procuradores ocorreu das 18h às 19h, após uma sessão especial para a escolha do novo corregedor-geral do MP.
Resultado da eleição
Os eleitos para o CSMP e seus respectivos votos foram:
- Mozart Brum Silva: 216 votos (eleito pelo primeiro grau)
- Abraão Júnior Miranda Coelho: 204 votos (eleito pelo primeiro grau)
- Fernando Aurvalle Krebs: 198 votos (eleito pelo primeiro grau)
- Aylton Flávio Vechi: 173 votos (eleito pelo primeiro grau)
- Vinicius Jacarandá Maciel: 37 votos (eleito pelo segundo grau)
- José Carlos Mendonça: 25 votos (eleito pelo segundo grau, definido pela antiguidade)
- Marta Maia de Menezes: 25 votos (eleita pelo segundo grau)
A eleição foi coordenada pela Comissão Eleitoral, presidida pelo procurador-geral de Justiça Cyro Terra Peres, com participação dos procuradores Marilda Helena dos Santos, Altamir Rodrigues Vieira Júnior e Pedro Alexandre da Rocha Coelho. Após a votação, a proclamação do resultado foi feita pelo presidente da comissão.
Novo corregedor-geral é escolhido por aclamação
Na sequência da eleição para o CSMP, foi realizada, às 17h, uma sessão especial do Colégio de Procuradores de Justiça para escolher o novo corregedor-geral do MPGO. O procurador de Justiça Sergio Abinagem Serrano foi eleito por aclamação, sendo confirmado como corregedora substituta a procuradora Yara Alves Ferreira e Silva.
Em seu discurso de agradecimento, Sergio Abinagem ressaltou o papel essencial da Corregedoria na aproximação do Ministério Público com a sociedade. “Quando a Corregedoria corrige, ela está servindo à sociedade. Vamos orientar sempre os promotores para que não se afastem da sociedade”, afirmou.
Yara Alves destacou sua trajetória de 40 anos no Ministério Público e reafirmou seu compromisso com a instituição e seus membros. “É este o compromisso que eu faço, de continuar essa trajetória e de estimular as promotoras e promotores na luta pela justiça e equidade”, declarou.
O atual corregedor-geral, Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins, desejou sucesso à nova equipe e destacou a importância de atuar com sabedoria, tolerância e seriedade à frente do órgão correicional.
Posse marcada para janeiro
A posse da nova composição do CSMP e da equipe da Corregedoria-Geral está agendada para o dia 7 de janeiro de 2025. O evento marcará o início de mais um ciclo de trabalho dedicado ao fortalecimento das funções institucionais e à promoção da justiça no estado de Goiás.