Defensoria vai usar 0800 para resolver problemas com empresa de telefonia

A Defensoria Pública do Estado de Goiás será a primeira do Centro-Oeste  a ter à sua disposição  um serviço específico  de atendimento 0800 para resolver,  extrajudicialmente,  os problemas  dos usuários da operadora de telefonia TIM, em Goiás.  O defensor público-geral, Cleomar Rizzo Esselin Filho, vai receber o canal 0800,  nesta quinta-feira (24),  em reunião com o presidente do Conselho de Usuários da TIM –  Centro Oeste,  Artêmio Ferreira Picanço Neto,  e o Secretário Nacional  dos Conselhos de Usuários da TIM, Ricardo Alves.

Canal direto
A empresa de telefonia  vai abrir  este canal direto para que o defensor público  possa atuar na defesa dos direitos dos usuários da operadora e para a  melhoria dos serviços prestados pela empresa. A central da empresa, que vai atender a DPE-GO,  funciona no Rio de Janeiro (RJ) e conta com 20 profissionais,  com poder de decisão,  para resolverem os problemas dos usuários em 12 minutos em média.   A empresa de telefonia  já atua com este serviço com outras Defensorias Públicas no país. Pelo menos 90% dos casos são resolvidos.

CDC em Braile
Ainda na reunião, Artêmio Ferreira vai entregar  à presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (ADVEG), Patrícia  Souza Oliveira, um Código de Defesa do Consumidor em Braile.

Conselho de Usuários
O Conselho de Usuários foi criado a partir de uma iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o objetivo de aproximar usuários da telefonia móvel de operadoras e órgãos de defesa do consumidor, incentivando a participação social para contribuir na melhor prestação de serviços. Existem cinco conselhos de usuários, um em cada região do país e cada conselho se reúne trimestralmente. Fonte: DPE-GO