A Defensoria Pública do Estado de Goiás será a primeira do Centro-Oeste a ter à sua disposição um serviço específico de atendimento 0800 para resolver, extrajudicialmente, os problemas dos usuários da operadora de telefonia TIM, em Goiás. O defensor público-geral, Cleomar Rizzo Esselin Filho, vai receber o canal 0800, nesta quinta-feira (24), em reunião com o presidente do Conselho de Usuários da TIM – Centro Oeste, Artêmio Ferreira Picanço Neto, e o Secretário Nacional dos Conselhos de Usuários da TIM, Ricardo Alves.
Canal direto
A empresa de telefonia vai abrir este canal direto para que o defensor público possa atuar na defesa dos direitos dos usuários da operadora e para a melhoria dos serviços prestados pela empresa. A central da empresa, que vai atender a DPE-GO, funciona no Rio de Janeiro (RJ) e conta com 20 profissionais, com poder de decisão, para resolverem os problemas dos usuários em 12 minutos em média. A empresa de telefonia já atua com este serviço com outras Defensorias Públicas no país. Pelo menos 90% dos casos são resolvidos.
CDC em Braile
Ainda na reunião, Artêmio Ferreira vai entregar à presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (ADVEG), Patrícia Souza Oliveira, um Código de Defesa do Consumidor em Braile.
Conselho de Usuários
O Conselho de Usuários foi criado a partir de uma iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o objetivo de aproximar usuários da telefonia móvel de operadoras e órgãos de defesa do consumidor, incentivando a participação social para contribuir na melhor prestação de serviços. Existem cinco conselhos de usuários, um em cada região do país e cada conselho se reúne trimestralmente. Fonte: DPE-GO