Defensoria Pública fará atendimento especializado à comunidade LGBTI

Representando a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), a defensora pública Ana Carolina Leal de Oliveira participou, nesta quarta-feira (17), da última  reunião promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia com foco na 1ª Conferência Municipal LGBT. Na reunião, Ana Carolina Leal informou que a Defensoria Pública se prepara para o atendimento da população LGBTI.

A defensora pública informou ainda onde será o atendimento e  a periodicidade inicial. “Estamos nos preparando para atendermos a comunidade LGBTI no Centro de Referência Estadual da Igualdade (CREI) inicialmente, uma vez por semana. Já temos uma pauta de reunião e estamos esperando a liberação de agenda dos defensores e dos funcionários do CREI para utilizarmos a infraestrutura do local, que conta com psicólogos e assistentes sociais”, relatou Ana Carolina. A DPE-GO tem como premissa a defesa dos direitos humanos, notadamente no âmbito dos grupos vulneráveis LGBTs.

Centro de Referência da Igualdade (CREI) – Goiânia

O Núcleo Especializado de Atendimento à Vítima de Violência da DPE funciona no Centro de Referência Estadual da Igualdade (CREI), unidade da Secretaria de Estado de Política para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), na Avenida Goiás, nº 1.496, Qd. 124, Lt. 156, Setor Central.

1ª Conferência Municipal LGBT

A 1ª conferência Municipal LGBT será realizada no próximo sábado (20), às 8h,  no Auditório da Faculdade de Odontologia da UFG, no Setor Universitário, em Goiânia. O evento, dirigido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia, terá como tema: Por um Brasil que Criminalize a Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. “Hoje nós estamos fazendo uma devolutiva, que se reuniu no mês passado, na qual nós nos preparamos para a conferência, que na verdade é fruto de um processo que teve início em 2013, quando a prefeitura de Goiânia assumiu a causa LGBT. Hoje, aqui na secretaria, nós temos uma assessoria especializada no tema”, explica Maria Paixão Soares, chefe de gabinete da secretaria de Direitos Humanos.

Segundo a secretaria municipal, a conferência é o primeiro passo de um tripé de ações planejadas para promover a cidadania para a comunidade LGBT em Goiânia. Os próximos passos serão a criação de um Conselho Municipal e de um plano municipal com projetos, campanhas e atividades pró-direitos humanos.

A conferência acontecerá no auditório da Faculdade de Odontologia da UFG, no setor Universitário, com atividades das 8 às 17 horas da tarde. A primeira palestrante do dia é a coordenadora-geral de Promoção dos Direitos de LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Simmy Larrat. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]. Mais informações no endereço www.goiania.go.gov.br. Fonte: DPE-GO