De forma pioneira foi lançada, na semana passada, pelo Judiciário goiano, a Plataforma de Atendimento Eletrônico da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, composta por três sistemas de atendimento que utilizam tecnologia de ponta e inteligência artificial. São elas: a Central de Atendimento da Corregedoria (CAC), a Central de Atendimento do Primeiro Grau (CAP) e o GPTCor (atendimento automatizado). O lançamento ocorreu durante a abertura do Encontro Regional da 8ª e da 10ª Regiões Judiciárias, em São Luís de Montes Belos, no interior do Estado.
“Os três sistemas utilizam tecnologia de ponta e trabalham em sinergia, a fim de proporcionar ao usuário uma experiência mais acessível, direta e eficiente. O lançamento dessa plataforma representa um marco significativo na modernização do nosso trabalho e uma mudança na forma como o Judiciário interage com a sociedade”, destaca o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim.
Leandro Crispim lembra que o mundo contemporâneo está em rápida evolução, com demandas crescentes e novas expectativas da sociedade. A seu ver, é vital que o sistema de Justiça se transforme para atender a essas necessidades.
“A integração da tecnologia em nossas práticas diárias não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para manter a eficácia dos serviços prestados”, enfatizou, ao reforçar que a ferramenta trará benefícios aos membros do sistema de justiça, advogados e sociedade.
Manual de orientação do foro judicial
Outra inovação visando o aprimoramento da prestação jurisdicional, foi o lançamento do Manual Prático de Rotina de Expedição, Distribuição e Cumprimento de Mandados Judiciais.
Esse documento é o 5º volume da coletânea lançada na gestão do desembargador Leandro Crispim e integra o projeto de manuais de orientação de rotinas de serviços voltados ao foro judicial.
Como funcionam as Centrais de Atuação:
Central de Atendimento da Corregedoria (CAC)
Tem por objetivo facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de informações, reclamações, consultas, sugestões e solicitações endereçadas à Corregedoria-Geral da Justiça, proporcionando um atendimento rápido e eficiente que permite aos usuários que obtenham informações sem a necessidade de deslocamento físico. As opções de atendimento na CAC são por meio do WhatsApp ou pelo site da Corregedoria.
Central de Atendimento do Primeiro Grau (CAP)
A CAP cria um ambiente de comunicação fluido entre jurisdicionados, advogados e diversas unidades judiciais e administrativas. Essa interconexão abrange desde o atendimento virtual até a gestão interna das serventias judiciais e protocolos, promovendo uma sinergia que visa transformar a experiência de quem busca e oferece serviços do Poder Judiciário. O atendimento será por meio do WhatsApp ou pelo site da Corregedoria.
GPTCor (atendimento automatizado)
Utilizando tecnologia de ponta desenvolvida pela OpenAI, o GPTCor é uma inteligência artificial projetada para fornecer respostas imediatas de consultas relacionadas a processos judiciais em trâmite no Poder Judiciário goiano. Esta ferramenta não só acelera o atendimento, mas também garante que os usuários recebam informações precisas e atualizadas a qualquer hora do dia.
O uso de um modelo de inteligência artificial como o Chat GPT (que utiliza aprendizado profundo para gerar texto de forma coerente e contextualizada em conversas de chat, respondendo a perguntas e interagindo com os usuários de maneira natural), auxilia na redução da carga de trabalho, minimiza erros, agiliza a resolução de casos e melhora a qualidade dos serviços prestados pela Corregedoria.