Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada nesta terça-feira no auditório do MP

O auditório do Ministério Público de Goiás sediará nesta terça-feira (6/8), a partir das 8h30, a I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa: os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas. O evento tem como público-alvo representantes da sociedade civil (pessoas idosas, lideranças comunitárias, membros dos Conselhos Estadual e Municipal do Idoso em Goiânia, representantes de movimentos e organizações não governamentais) e instituições que trabalham com a política do envelhecimento e na defesa de direitos da pessoa idosa.

Deverão participar, ainda, representantes de Conselhos Municipais, gestores e trabalhadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Estratégia de Saúde da Familiar e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (ESF/Nasf), professores e estudantes de instituições de ensino da rede pública.

Ao todo, 14 municípios promovem o evento, entre eles, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Guapó, Caldazinha, Goianira, Abadia de Goiás, Bela Vista, Bonfinópolis, Cristianópolis, Senador Canedo, São Miguel do Passa Quatro, Santo Antônio de Goiás, Silvânia e Trindade. A organização é da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com os outros 13 municípios e os Conselhos Municipais do Idoso.

A realização da conferência conta também com o apoio do MP-GO, por meio da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional; do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Unimed Goiânia.

O objetivo do evento é propor, analisar e deliberar diretrizes para a as políticas municipais dos direitos da pessoa idosa, aprimorar programas e serviços em favor das pessoas que necessitam de garantias de direitos. Durante todo o dia, a conferência pretende trazer discussões e formular propostas, além de pensar no avanço de projetos em todos os níveis nos municípios goianos, no Estado e no País.

Desafios do envelhecimento
A palestra de abertura terá como tema Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas, assunto que será abordado pelo promotor de Justiça Vagner Jerson Garcia, titular da 30ª Promotoria de Justiça de Goiânia, que atua em promotoria especializada na defesa dos direitos dos idosos na capital.

A programação vespertina é reservada a discussões em quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, e Os Conselhos de Direitos: seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas.

Confira aqui a programação, que se estenderá até as 18 horas. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Escola Superior do MP (Esump), no link http://bit.ly/conferencia-pessoa-idosa . Fonte: MP-GO