Cida Tomazini é eleita prefeita de Pires de Rio

A tucana Cida Tomazini foi eleita neste domingo (1º/12) como nova prefeita de Pires do Rio, em Goiás, com 8.486 votos, aproximadamente 55%. Ruimar de Almeida (PSD), que também era candidato, ficou no 2º lugar com 4.657 votos (30,57%), Júlio César Carneiro (PMDB) em 3º com 1.675 votos (11%), Rondon Braga (PDT) em 4º com 414 votos (2,69%). Foram 23,91% dos eleitores que não compareceram às urnas.

As novas eleições foram realizadas após o ex-prefeito Luiz Pitaluga (PSD) e o vice José Antônio Silva (PT) terem seus mandatos cassados.

A Cassação

O ex-prefeito Luiz Pitaluga e o vice José Antônio Silva foram denunciados por compra de comprar votos. Segundo a promotoria do Ministério Público Eleitoral (MPE), o prefeito, que na época tentava a reeleição, ofereceu aumento de salário a alguns servidores e gratificações aos professores do município em troca de apoio político.

De acordo com o TRE, além de cassar os diplomas dos políticos, a decisão determinou que ambos ficassem inelegíveis por oito anos. Luiz Pitaluga também terá que pagar multa de R$ 53,2 mil, por captação ilícita de votos, e outra, no mesmo valor, pela prática de conduta proibida a agentes públicos. José Antônio foi condenado a multa de R$ 5,3 mil, pelo mesmo motivo. Fonte: Jornal Opção