Carlos André promove uma série de debates para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Nesta terça-feira, 5 de maio, é celebrado o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em novembro do ano passado. Para o professor de Língua Portuguesa e de Redação Carlos André, a data se faz necessária por reconhecer a importância desta língua, que é a quinta mais falada do mundo, além de fortalecer a cultura dos países lusófonos (que têm o português como língua oficial). Coincidentemente, ele comemora o seu aniversário neste mesmo dia.

“A língua é o primeiro passo que envolve a cultura e o reconhecimento de um povo. Todas as conquistas de uma nação são feitas, primeiramente, pela língua. Logo, celebrar esta data significar reforçarmos a nossa identidade nacional e valorizarmos o que temos de mais importante. Como se isso não bastasse, me sinto extremamente honrado por comemorar o meu nascimento na mesma data escolhida para ser o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Uma feliz coincidência!”, destaca Carlos André.

Além do aspecto cultural, ele também aponta a importância da língua do ponto de vista jurídico e político. “Nós nos tornamos um país exatamente por causa da unificação da nossa língua. Ela nos fez ser um país independente. Só se conta uma história por uma determinada língua. É ela que nos torna verdadeiramente brasileiros”, acrescenta.

Como representante da OAB Nacional no Senado da República para assuntos ligados ao Acordo Ortográfico, Carlos André ainda reforça a importância da Língua Portuguesa no meio jurídico, especialmente no Brasil, país com o maior número de advogados do mundo. “Nós temos mais advogados do que a somatória dos advogados dos outros países. Logo, o mundo da advocacia fala português. Mais um motivo para valorizarmos essa data tão importante”, finaliza.

Lives

Como forma de celebrar a data, o professor, que também é advogado e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO), promoverá em seu perfil do Instagram (@professorcarlosandreoficial) uma série de lives com grandes nomes ligados à Língua Portuguesa, sempre às 18 horas. O primeiro convidado é o professor Pasquale Cipro Neto, nesta terça-feira (5). Na quarta-feira (6), é a vez do professor Sérgio Nogueira, conhecido por integrar o quadro Soletrando, do programa Caldeirão do Huck.

 A professora Dad Squarisi, também editora do jornal Correio Braziliense, é a convidada da quinta-feira (7), e o professor Eduardo Sabbag da sexta-feira (8). Além disso, Carlos André reforça que já está disponível o curso “Dúvidas mais comuns em Língua Portuguesa”, gratuitamente, no seu Instagram.