Balada Responsável abordou mais de 23 mil pessoas em dezembro

O Detran faz um balanço positivo da Operação Férias/Balada Responsável  realizada em dezembro, que abordou 23.610 mil pessoas. Desse total, 14.750 foram abordadas pelas equipes de Educação para o Trânsito e 8.311 pelas equipes de Fiscalização. As ações foram desenvolvidas nos municípios de Pirenópolis, Caldas Novas e Região Metropolitana de Goiânia.

Durante o período, educadores de trânsito percorreram os locais de grande circulação de pessoas, como bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais, hotéis, pousadas, clubes e outros, sensibilizando condutores e pedestres para a necessidade de construção de um trânsito melhor. Eles também distribuíram porta-documentos e panfletos.

As ações educativas foram levadas aos municípios junto com as blitzes que, apesar de terem foco na Lei Seca, observam todas as questões inerentes à legislação de trânsito e à segurança pública. Nas blitzes, foram checadas a documentação e os itens de segurança de 5.206 veículos. Desses, 241 foram recolhidos. As equipes de fiscalização ainda aplicaram 4.289 testes do bafômetro, flagrando 230 condutores sob o efeito de álcool (artigo 165, Código de Trânsito Brasileiro) e outros nove embriagados (artigo 306, CTB).

Os condutores enquadrados no artigo 165 – valor igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar expelido – tiveram a CNH recolhida, foram notificados de multa no valor de R$ 1.915,40 (podendo dobrar em caso de reincidência), e responderão a processo que deve resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. Já os outros 46 condutores enquadrados no artigo 306 – valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar expelido, além de sofrer todas as sanções administrativas, foram autuados em flagrante e encaminhados para uma Delegacia de Polícia. A pena é de três a seis meses de detenção.

Com o endurecimento da Lei Seca no ano passado, condutores perderam a autorização para dirigir por 12 meses. Mais 224 condutores devem ser notificados da punição até o início deste mês, totalizando 1.427 infratores punidos só no segundo semestre de 2013.