Controladoria Jurídica, o coração do escritório de advocacia

*Wemerson Silveira de Almeida

Você sabe o que é uma Controladoria Jurídica em um escritório de advocacia e qual a sua importância?

Caso ainda não tenha conhecimento do que é a Controladoria Jurídica e para que ela serve, elaborei esse artigo para que você possa entender um pouco mais sobre esse departamento de suma importância em um escritório de advocacia e/ou departamento jurídico.

Inicialmente, você já deve ter ouvido falar de um departamento chamado de Controladoria Jurídica, onde digo que é o coração de um escritório de advocacia. A controladoria jurídica é o setor responsável pelos prazos processuais de todos o escritório, que auxilia o corpo técnico no cumprimento dos prazos processuais, proporcionando controle e operacionalização das atividades do escritório.

Desta forma, os advogados do corpo jurídico ficam focados na parte de elaboração das petições e teses jurídicas, deixando à cargo da Controladoria Jurídica as demais tarefas.

Dentre as tarefas que são de total responsabilidade da Controladoria Jurídica são por exemplo o recebimento e análise das publicações nos Diários Oficiais, cadastro de tarefas e distribuição de prazos para o corpo técnico, cadastro de clientes e processos no sistema interno de gestão, solicitação de documentos aos clientes, agendamentos de audiências e sustentações orais bem como o cumprimento de prazos e diligências.

E quem cuida desse departamento de suma importância? A Controladoria Jurídica é composta por um Controller Jurídico, que pode ser um advogado ou até mesmo estudante de Direito, desde que possua a experiência necessária para exercício de tal função, tendo em vista que é necessário entender mais a fundo de um processo, desde o início até o seu deslinde final, ou seja, deve-se ter um conhecimento técnico de tal função. Ainda, no departamento de Controladoria Jurídica é comum encontrar estagiários de direito auxiliando o Controller Jurídico no desenvolvimento das funções.

Além de cuidar dos prazos processuais, a controladoria possibilita ao gestor do escritório, verificar e acompanhar a produtividade de toda a equipe, onde é possível detectar falhas, estabelecer metas, dentre outros benefícios proporcionando assim um crescimento de todo o corpo do escritório, melhorando cada vez mais a gestão do seu escritório.

Portanto, podemos observar que a Controladoria Jurídica é de suma importância, passando a ser um setor-chave em um escritório de advocacia ou departamento jurídico, sendo um grande diferencial em meio ao mercado que cada vez está mais competitivo, onde até mesmo em um fechamento de contrato, deixa seu cliente mais despreocupado em relação ao comprometimento de um bom serviço prestado sem medo de haver a perda de prazos e informações importantes.

*Wemerson Silveira de Almeida é controller jurídico. Atua no escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada.