Barrados: Envolvidos na Lava Jato têm vistos dos EUA cancelados

Mara PessoneSegundo o jornalista Ancelmo Gois, de O Globo, “envolvidos na Lava Jato estão tendo uma surpresa não muito agradável ao tentarem embarcar para os EUA. É que praticamente todos tiveram os vistos… cancelados. A lista inclui até ex-ministros e parlamentares.”

É importante deixar claro que países como EUA e Canadá costumam checar se o aplicante de visto tem um passado criminal. Não são raros os casos de pessoas que procuram nossos escritórios após terem um visto negado por estarem citados em processos judiciais por corrupção, estelionato, ou outros crimes.

Mesmo que o processo ainda não tenha sido julgado, por via de regra, os vistos são negados. Normalmente sob o código 214(b) – Falta de Vínculos, o que sugere o entendimento de que a pessoa aplicante de visto com um processo criminal em trâmite poderá talvez, estar querendo deixar o país, arquitetando uma fuga.

Existem casos inclusive, em que até os vistos de familiares diretos (pais, filhos, esposos), que já possuíam visto, são chamados de volta ao Consulado/Embaixada para terem seus vistos cancelados em razão de terem um parente direto que buscou um visto, estando envolvido em um crime desta natureza. Por precaução, todos os vistos são cancelados.

Fique atento!

*Mara Pessoni é consultora de Negócios Internacionais e tecnóloga em Comércio Exterior do Law Offices Of Witer DeSiqueira