A primeira caçada aos imigrantes nos EUA, por Donald Trump, discutida e explicada

Na Carolina do Norte,  nos Estados Unidos, um marido saiu de casa para ligar o carro, quando foi algemado pelo ICE.  Em Los Angeles, um homem foi preso enquanto trabalhava no Walmart. No Kansas, uma família inteira foi fingerprinted e levada para averiguações.

Estes são três casos das 680 pessoas presas pelo ICE na semana passada. John Kelly disse em declaração à impressa que “esta série de apreensões não se difere em nada do que a ICE fazia anteriormente no governo Obama e governos anteriores”.

A realidade está no meio entre os dois governos.  Nada que o ICE fez na semana passada foi imprevisível.  Mas parece ser muito diferente com Trump no governo e dominando a Casa Branca.

O ICE trabalhando nestas blitzen seria mais do que normal na era Obama. Os agentes do ICE não fizeram blitzen nas ruas.  Todos os noticiários que assim disseram mentiram para aumentar seu ibope.  Os agentes não criaram checkpoints nas ruas das cidades perguntando e exigindo prova de cidadania de quem estava dirigindo.  Eles não entraram em complexos de apartamentos, tal qual noticiado no meio brasileiro, de que complexos em Marietta – GA estavam sendo fechados.  Também é mentira que o ICE simplesmente saiu às ruas procurando imigrantes indocumentados.

O que distingue o que aconteceu na semana passada com que Obama fazia são três coisas: Os agentes do ICE quebraram a regra de que, ao ir fazer uma detenção quem estava por perto, no lugar errado na hora errada, também era levado.  Desta vez quando os agentes do ICE saíram estavam com endereço e nomes nas mãos.  Desta vez, o ICE coordenou em todo país para que esta operação ocorresse ao mesmo tempo, ou seja, o maior número de pessoas em menos tempo sendo presas.

Finalmente, o presidente Obama sempre disse que quem não cometera nenhum crime estava seguro e poderia viver sem medo de deportação.  Isto não está na agenda do Department of Homeland Security.  Agora, Trump colocou na agenda que o simples fato de ser ilegal é possível uma deportação.  Repetimos, estar na hora errada no lugar errado.

As blitzen da semana anterior não foram necessariamente uma nova era.  Mas para os imigrantes indocumentados está sendo apresentado como uma inovação na maneira das deportações.

Os números:

160 detidos em Los Angeles.
40 detidos em Nova York.
200 detidos na Geórgia, North Carolina e South Carolina.
200 detidos em Illinois, Indiana, Kansas, Kentucky, Missouri e Wisconsin.

Na maioria das detenções, com alguns exceções, foram pessoas que já tinham ordem de prisão.  Note-se  também  que neste número foram detidos pessoas que tinham delitos simples em seu record criminal.  Entre estas,  pessoas com ordem de deportação, por terem entrado ilegalmente e que não compareceram à Court de imigração.

Um oficial do DHS explica que qualquer pessoa que está no país ilegalmente ou mesmo tenha ficado como overstayed é considerado um estrangeiro criminoso.

O pior acontece agora, é lógico que agentes do ICE, ao buscarem uma pessoa que tem ordem de prisão nos EUA e com ela estiverem vários outros indocumentados, todos serão levados e não serão poupados por certo, como acontecia em vários casos anteriores.

Existiram casos em que agentes do ICE usaram da agressividade.  A diretora de um grupo de imigrantes indocumentados denominado CASA, em Maryland, disse que os agentes na maioria das vezes simplesmente ficaram do lado de fora das residência esperando que as pessoas saíssem de casa para prendê-los; e não usavam uniformes, embora nas camisetas estava escrito ICE.

Mensagens no Facebook mostraram fotos do ICE fazendo blitz nas ruas, ou parados perto de igrejas, tudo rumores.   Estas informações são inverídicas.

Trump declarou que Obama não fez nada para conter os indocumentados, o que não é verdade.  Obama continuou a política de seu antecessor George W. Bush.

As prisões ocorreram exatamente como eram feitas no passado sob ordens de Obama.

Somente como curiosidade, na sua última semana no governo, Obama, por meio do ICE, conduziu 18 blitzen para prender pessoas que reentraram ilegais nos EUA.  Somente no mês de Janeiro até o dia 19, foram 331 pessoas presas pelo ICE, do qual não foi noticiado.  Em Los Angeles, CA a média de apreensões semanais é de 112 imigrantes.

A questão é que Trump faz muito barulho ao incluir em suas ordens executivas que todo imigrante indocumentado é sua prioridade, a intenção dele é alardear.

Então, evite estar no momento errado na hora errada. Se você vive com algum imigrante que tem passado criminal, pode ser que demore, mas o ICE chegará até o seu endereço.  Mude-se!  Passe a se informar sobre quem vive ao seu lado.

Procure um advogado e trace um plano de “sobrevivência” antes que necessite de um.  Um advogado nas horas difíceis será seu melhor amigo.

*Witer DeSiqueira é advogado é advogado do Law Offices of  Witer DeSiqueira – www.witeradvogados.com

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.