A jurimetria aliada aos escritórios de advocacia

*Kamila Karoline Caetano

Estamos rodeados por informações, vivemos a “Era do Big Data”. No mundo jurídico não seria diferente ante o advento do processo eletrônico, a facilidade de acesso a um banco de dados imenso, bem como o volume de demandas e teses jurídicas.

A maneira de construir estratégias processuais tem sido reinventada por meio da inclusão das estatísticas ao mundo jurídico. A exatidão da matemática atrelada aos processos e fatos do mundo jurídico nos traz a jurimetria.

Através do uso das tecnologias é possível a implantação da ferramenta de análise de dados dentro no ramo jurídico.

Além dos softwares de gestão que ajudam na organização interna dos escritórios, estruturando as rotinas, os lançamentos das publicações, agendamentos de prazos, entre outras funções, temos os softwares para análise de dados.

Eles trazem informações processuais em formato de estatísticas, infográficos, fazendo divisão por temas, construindo a análise por meio de filtros dentro do sistema.

Mediante os dados numéricos é possível obter informações como: padrões de decisões, comparativo entre o posicionamento dos juízes, chances de êxito, ou seja, nos traz a compreensão dos entendimentos e padrões judiciais.

A utilização da jurimetria gera impactos positivos, tais como: maior qualidade na argumentação, maior embasamento para tomada de decisões, produtividade da equipe, além de ser um diferenciador no momento da contratação da banca. Ela pode contribuir na redução de custos ou na assertividade da precificação.

Por meio da jurimetria é possível o advogado se posicionar de maneira estratégica, visualizando soluções viáveis, vez que muitas vezes as informações levantadas são decisivas no desfecho da demanda.

Mediante ao acesso às métricas, os profissionais que trabalham nos escritórios, podem fundamentar da melhor forma as ações ou mesmo evitar o ajuizamento de algumas delas, já que em muitas situações é possível prever os resultados.

Ante a competitividade do mercado, a jurimetria é e se tornará cada vez mais peça fundamental dentro dos escritórios de advocacia, vez que possibilita a visualização da aplicabilidade da legislação na prática e as tendências atuais no âmbito do Judiciário.

*Kamila Karoline Caetano é advogada Controller do Escritório Brasil e Silveira Advogados. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera) e pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil pelo Proordem. Cursa MBA em Gestão Jurídica. Membro da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/GO. Membro do Instituto de Estudos Avançados em Direito (IEAD).