Advogados voluntários prestarão assistência jurídica às instituições ligadas à OVG

Eliane Simonini articulou a parceria com a OVG

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva, assinou, na semana passada o termo de cooperação com a OVG para viabilizar a atuação voluntária de advogados e advogadas junto a entidades sociais cadastradas pela organização.

A presidente da Comissão das Advogadas Voluntárias, Eliane Simonini, articulou a parceria que pretende potencializar a cultura do voluntariado e prestar assistência jurídica às 172 entidades vinculadas à OVG, em todo o estado.

Lúcio Flávio demonstrou total satisfação com o compromisso firmado. “É uma parceria importante entre uma instituição como a OVG, que presta um serviço social relevante e a Ordem, que tem essa responsabilidade social de proporcionar a seus próprios inscritos a possibilidade de prestar um serviço voluntário na área jurídica”, declara.

A diretora de Ações Sociais da Organização, Helca de Sousa, esclarece que a OVG irá capacitar os advogados que tenham interesse em atuar de forma voluntária junto a entidades do terceiro setor que necessitam de suporte legal. Pretende-se que as capacitações aconteçam na capital e no interior, por meio das subseções. “A OVG tem toda a certeza que com o apoio da OAB nós vamos multiplicar esse conhecimento e o apoio que todos precisam”, afirma.

O gerente da CVG, Wellington Divino, destacou a importância da parceria para suprimir as carências de entidades que atuam no interior. “O voluntariado nada mais é que exercer sua própria cidadania. A advocacia voluntária vem somar conosco e com a sociedade no exercício da sua cidadania”, reitera.

Luana Sodré, secretária da CEVA, realçou a necessidade por capacitações dentro da atividade voluntária. “Não é só dizer que precisamos atuar, mas dizer como atuar. Temos que entender que as ações sociais têm uma cadência e essa parceria traz ferramentas e metodologias que nós ainda não temos”, enfatiza.

Sara Saeghe, membro da comissão, reforçou o know-how da OVG dentro do voluntariado e as possibilidades de capilarizar a cooperação por meio das subseções. “Nós teremos excelentes frutos com esse convênio”, destaca.

A secretária-geral adjunta, Delzira Menezes, a diretora de Ações Sociais da OVG, Helca de Sousa Nascimento, o gerente do Centro Goiano de Voluntários (CVG), Wellington Divino Fassa, a secretária da Comissão Especial das Advogadas Voluntárias (CEVA), Luana Sodré, e a integrante da CEVA, Sara Saeghe – representantes da comissão estiveram presentes na reunião para assinatura do termo.