Advogados já têm direito a atendimento diferenciado nas agências do INSS

Já estão valendo as novas regras que determinam atendimento diferenciado para os profissionais da advocacia em todas as agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no País. A novidade, que é resultado da atuação da OAB Nacional em parceria com as seccionais, foi determinada por liminar concedida pela Justiça Federal do Distrito Federal e entrou passou a ser cobrada nesta segunda-feira (30).

A decisão judicial impõe a garantia a advogadas de atendimento diferenciado nas agências do órgão, sem agendamento prévio, em local próprio e independente de distribuição de senhas, durante o horário de expediente. Além disso, servidores do INSS não podem impedir profissionais da advocacia de protocolizar mais de um benefício por atendimento e nem obrigar o protocolo de documentos e petições por meio de agendamento prévio e retirada de senha.

Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB, frisa a importância da atuação da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas no caso e destaca que “prerrogativas, antes de pertencerem à advocacia, pertencem diretamente ao cidadão, pois advogadas e advogados representam a voz da cidadania em juízo”.

O procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Charles Dias, considera a liminar uma vitória da advocacia e faz um alerta. “Caso alguma agência do INSS descumpra a liminar em qualquer um de seus termos, o profissional da advocacia deve comunicar o fato à Ouvidoria da OAB, detalhando o episódio, o local da agência e qual a prerrogativa afrontada. Essa postura é imprescindível para adotarmos as medidas cabíveis”, ressalta.