partir desta sexta-feira (19), estão abertas as inscrições para o curso de Técnicas de Conciliação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Ministrado por instrutores formados no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e juizes, terá carga horária de 48 horas. O objetivo é o aperfeiçoamento dos conciliadores voluntários, já atuantes nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania instalados nas comarcas do Estado de Goiás, que trabalharão também na Semana Nacional de Conciliação 2014. A participação dos conciliadores voluntários é obrigatória.
O curso será dividido em três módulos (veja abaixo). Os cursos e palestras organizados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais são gratuitos, mas, considerando o cunho pedagógico e a função social e de cidadania inerentes aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos, os alunos deverão cooperar com dois quilos de alimento não perecível. A partir do ano de 2015, só serão admitidos como conciliadores voluntários nos Centros Judiciários da Capital, aqueles que participarem deste curso de requalificação e forem devidamente certificados.
Será emitido certificado para todos os participantes, após o estágio supervisionado. As inscrições deverão ser realizadas pelo e-mail ttsouza@tjgo.jus.br até o dia 9 de outubro ou até o preenchimento total das vagas. São 344 vagas e as remanescentes serão destinadas para formação de novos conciliadores voluntários. O curso será presencial e o candidato que deixar de assinar alguma das listas de presenças deixará de ter direito ao certificado. O candidato que tiver deferida sua inscrição e deixar de comparecer, sem motivo justo, perderá a oportunidade de participar de cursos futuros ofertados ou promovidos pelo Núcleo no prazo de seis meses.
Módulos
1º módulo: dias 13 e 15; 20 e 22; 27 e 29 de outubro, das 18 às 22 horas, no auditório do TJGO. Acesse o conteúdo programático aqui;
2º modulo: dia 7 de novembro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no auditório do TJGO. Conteúdo: Orientações técnicas e procedimentais a respeito da Semana Nacional de Conciliação, sob o comando dos Juízes Coordenadores dos Centros Judiciários e treinamento dos sistemas informatizados que serão utilizados no referido evento.
3º módulo: 16 horas mínimas de estágio supervisionado em audiências concentradas de conciliação, a serem realizadas na 9ª Edição da Semana Nacional de Conciliação – 2014, que acontecerá nos dias 24 a 28 de novembro.