A importância de avaliar a satisfação do cliente na gestão de escritório de advocacia

Apesar de muitos profissionais ainda não conseguirem incluir em sua rotina ações focadas para avaliar a satisfação dos clientes, essa prática tem apresentado retornos positivos na gestão de escritório de advocacia. Se avaliar a satisfação dos clientes ainda é um desafio para seu escritório, é importante analisar a melhor forma para implementar essa atividade no escopo de trabalho agora mesmo.

A forma mais efetiva de medir essa satisfação e aprimorar os serviços prestados é a partir do feedback dos clientes. Tal iniciativa precisa ser prioridade em escritórios de advocacia, pois só assim torna-se viável identificar os pontos fortes e as fraquezas da banca de forma legítima, de acordo com a visão de quem mais importa: seus clientes.

Ao elaborar uma pesquisa de satisfação, passa a ser possível reconhecer questões que, muitas vezes, podem passar despercebidas durante a rotina atribulada dos gestores e dos demais profissionais da equipe. Nesse sentido, o ideal é que o escritório de advocacia consiga dispensar atenção especial às necessidades e às expectativas dos clientes com relação aos serviços oferecidos, solicitando feedbacks periódicos sobre a qualidade dos serviços prestados.

Estratégias possíveis com avaliações de satisfação

A pesquisa de satisfação é um esforço considerado positivo, principalmente para o desenvolvimento das estratégias de fidelização de clientes. Para isso, é primordial promover uma gestão eficiente por meio do uso de um software jurídico. As avaliações de satisfação dos clientes também podem oportunizar à banca promover as seguintes estratégias:

  • Incentivar os clientes a compartilharem experiências positivas que tiveram com seu escritório de advocacia em sites e plataformas online como Facebook, Google, entre outros;
  • Impedir que um cliente deixe uma crítica negativa que possa impactar na reputação do seu escritório. Ao solicitar a avaliação do cliente, você dá a oportunidade de ele expressar os pontos negativos diretamente a você, diminuindo a chance de apresentar suas insatisfações a amigos e parentes;
  • Aproximar e solidificar o relacionamento com clientes satisfeitos, aumentando a credibilidade do seu escritório junto aos atuais clientes e possíveis prospects;

Essas são algumas das ações essenciais para os escritórios de advocacia que desejam se destacar perante à concorrência por meio da fidelização dos clientes, considerado ainda hoje um dos maiores desafios na área jurídica.

Conheça as vantagens de avaliar a satisfação do cliente na gestão de escritório de advocacia

De acordo com o consultor de marketing norte-americano Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente atual satisfeito. Dessa forma, é essencial que sejam realizados esforços a fim de reter clientes.

A excelência na prestação do serviço jurídico pode ser medida por meio de feedbacks que avaliam a satisfação dos clientes atuais da banca. Para alcançar resultados positivos, é imprescindível prestar atenção em aspectos como atendimento diferenciado, preços justos, disponibilidade e cumprimento de prazos.

O advogado Leonardo Ferrareze explica que a adoção do software jurídico SAJ ADV foi essencial para conseguir captar mais clientes e fidelizá-los. Depois dos primeiros dois meses com o SAJ ADV, Ferrareze notou resultados excelentes. “Nossos índices de satisfação, de indicação de clientela e de produtividade aumentaram vertiginosamente”, destaca o advogado.

O que pode dar suporte ao planejamento na gestão de escritório de advocacia?

Organização, disponibilidade e integração das informações a partir da utilização do software jurídico SAJ ADV possibilitam que os profissionais do escritório realizem um planejamento mais adequado de cada atendimento realizado. Além disso, o sistema facilita a organização dos compromissos diários em uma agenda online integrada com outro dispositivos. Isso permite que o advogado dispense o uso de métodos ultrapassados para gerenciar os atendimentos.

Na advocacia, a indicação representa a maior forma de captação de clientes. Focar em estratégias que garantam a experiência positiva e sua plena satisfação pode proporcionar a publicidade “boca a boca” feita pelos próprios clientes, conferindo ainda mais credibilidade institucional ao escritório. Se o seu escritório de advocacia investe em seus atuais clientes, prestando um atendimento de excelência, possivelmente eles passarão a promover o seu serviço.

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