A efetividade da recuperação judicial é tema de livro que terá lançamento virtual nesta terça

Marília Costa e Silva

Será realizado nesta terça-feira (6), a partir das 19 horas, o lançamento virtual do livro A Efetividade da Recuperação Judicial e a Preservação das Empresas, de Alcides Wilhelm. O evento contará com a participação de convidados, que devem debater o tema e o seu panorama no Brasil.

A recuperação judicial é previsto na Lei 11101/2005. Passados mais de 10 anos da vigência e a aplicação do instituto, começaram a surgir dúvidas sobre a viabilidade dos objetivos propostos na legislação. E é nesse contexto, que surge a obra, publicada pelo Instituto Memória – Centro de Estudos da Contemporaneidade.

Segundo o professor o mestrado e doutorado do Unicuritiba e juiz de Direito do Paraná, Francisco Cardoso Oliveira, que prefacia o livro, a obra procura enfatizar, no plano da pragmática, a efetividade e não apenas a eficácia da norma. Com isso, de acordo com ele, confere relevância ao caráter interdisciplinar da análise levada a efeito, que ganha expressão em face dos múltiplos talentos do autor que, além de advogado, também é contador e administrador de empresas.