Defensoria Pública realiza atendimento concentrado na Vila Cultural Cora Coralina

Dentro da programação do Maio Verde: Em Defesa Delas, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) faz atendimento concentrado das 13 às 18 horas, de terça a quinta-feira (dias 21, 22 e 23), na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. O atendimento jurídico integral e gratuito será nas áreas de família e violência de gênero, destinado especialmente às mulheres.

Todos os anos, no mês em que se celebra a Defensoria Pública, é realizada nacionalmente a campanha Maio Verde. Em 2019, o tema é Em Defesa Delas: Defensoras e Defensores Públicos pela Garantia dos Direitos das Mulheres. A violência contra a mulher e o acesso das mulheres aos serviços públicos (assistência jurídica integral e gratuita, saúde, educação, entre outros) são alguns dos assuntos tratados nesse contexto.

Em Goiás, a programação inclui atendimento concentrado às mulheres (inclusive em presídios), rodas de conversa, palestras e a exposição fotográfica Em Defesa Delas.

No Brasil, segundo o Mapa da Violência 2015, 13 mulheres são assassinadas por dia, vítimas de feminicídio. Goiás ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de feminicídio, subindo para a segunda colocação quando considerado exclusivamente o feminicídio de mulheres negras.

Pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança, revela que no ano de 2016 o total de 503 mulheres sofreram agressão física a cada hora no Brasil (4,4 milhões ao ano), mas somente 11% dessas vítimas procuraram uma delegacia e 13% buscaram ajuda da família. Ou seja, 52% delas não fizeram nada. Esses dados demonstram a necessidade de discutir e de promover ações #EmDefesaDelas.