400 vagas de empregos para Pessoas com Deficiência ou reabilitados do INSS

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO), em parceria com a Secretaria Cidadã (SEMDIT), realizará nesta sexta-feira (25) a Campanha “Dia D”, momento em que serão disponibilizadas 400 vagas para deficientes e reabilitados do INSS, com cargos para diversas áreas.

O objetivo é dedicar um dia, na unidade do SINE Goiânia – Setor Universitário – Av. Universitária, 609, setor universitário, Goiânia-GO, para reunir as empresas que devem cumprir cotas de inclusão e os cidadãos que pretendem recolocação no mercado de trabalho.

Em Goiás, a SRTE fiscaliza o cumprimento da Lei nº 8.213/91 (Lei de Cotas), que estipula que as empresas, com 100 (cem) ou mais empregados, são obrigadas a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com trabalhadores deficientes ou reabilitados do INSS. Os reabilitados são pessoas que sofreram algum acidente de trabalho ou incapacidade por doença e precisam se adaptar a uma nova função em decorrência de alguma limitação laboral.

Segundo o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Arquivaldo Bites, há no Estado 1.339 empresas que devem cumprir cotas, configurando um total de 19.649 postos de trabalho. Destes são preenchidos 10.994 vagas, restando assim, para preenchimento, 8.665 vagas. Somente em Goiânia são 496 empresas. Destas, 129 conseguem preencher a cota integralmente. As demais cumprem de forma parcial. “Daí, a necessidade de ações afirmativas que promovam a conscientização e inserção dos deficientes e reabilitados”, disse Arquivaldo.

Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), de 2014, revelam que o total dos empregados com deficiência contratados no Estado de Goiás foi de 10.994, com um crescimento, entre admitidos e demitidos durante o ano, de 14,41%.