Vereador propõe vacinação domiciliar para idosos

Iniciativa do vereador Eduardo de Souza (PV), foi apresentado na sessão ordinária desta quinta-feira (9), na Câmara Municipal de Goiânia, projeto de lei que estabelece vacinação domiciliar de idosos com dificuldade de locomoção motora.

A matéria determina que a vacinação será feita por profissionais do Programa Saúde da Família(PSF) e nas regiões onde não houver o programa, a competência será dos centros de saúde, Cais e Ciams.

Segundo o vereador, o projeto visa proteger de forma efetiva e preventiva aqueles idosos que não se encontram em condições de se locomover até as unidades onde ocorre a vacinação. E cita que as doenças que impactam sobremodo a vida dos idosos já podem ser prevenidas ou amenizadas com o auxílio de vacinas como, por exemplo, o tétano, a difteria e o herpes zoster.

“Com esta lei podemos diminuir os índices de internação de idosos e diminuirmos a contratação de UTIs para a grande maioria de idosos que se internam motivados por doenças de fundo bacteriano como pneumonias ocasionadas por gripes mal curadas”, acrescenta Eduardo de Souza.