Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, deveria ser propriedade do Estado, defende advogado agroambiental

O Vale da Lua, localizado no município de Alto Paraíso de Goiás (GO), é um dos pontos mais visitados na Chapada dos Veadeiros e está à venda. O fato gerou repercussão e divide opiniões a respeito do futuro da área. O advogado agroambiental Marcelo Feitosa está ao lado daqueles que não concordam com a venda do Vale da Lua. Segundo ele, o Estado deve adquirir o domínio da área por ter forte vocação ecológica.

“Em vez de ser vendido para iniciativa privada, deveria ser desapropriado pelo Estado, com a finalidade de criação de mais uma unidade de conservação de uso integral ou, alternativamente, ser incorporado aos limites do Parque Nacional, considerando o direito dos proprietários de serem indenizados de forma justa”, opina Feitosa.

Ele ainda destaca que o vale é um patrimônio ecológico da humanidade e se encontra em uma área de Cerrado, composta por diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d’água e rochas com mais de um bilhão de anos.

As formações rochosas são um dos principais pontos turísticos da região, atraindo milhares de turistas que se encantam com as belezas naturais e até aqueles que creem no poder místico do local. (Vinícius Braga)