Vacinação contra gripe começa hoje na Casag; doses já foram quase todas vendidas

Em menos de 48 horas foram vendidas a maior parte das 10 mil doses de vacina contra gripe que a Caixa de Assistência ao Advogado (Casag) disponibilizou a preço subsidiado para advogados na antecipação de sua campanha de vacinação. As vendas estão sendo feitas pelo site da entidade e a vacinação acontece a partir desta quinta-feira (19) e vai ao final da campanha, no dia 7 de abril, contemplar todas as 54 subseções em Goiânia e no interior. As doses disponíveis para Goiânia foram as primeiras a esgotar. Estão disponíveis ainda doses para algumas subseções no interior (a consulta pode ser feita no site da Casag).

O presidente da Casag, Rodolfo Otávio Mota, conta que a aquisição antecipada do primeiro lote foi iniciada desde o final do ano passado e foi baseada nas estimativas de demanda das últimas campanhas, garantindo que a Caixa de Assistência oferecesse as vacinas com agilidade. Mesmo com a antecipação, essa compra, feita São Paulo e concluída no final de fevereiro, já foi difícil, pois os laboratórios estão lidando com uma procura muito alta e enfrentando escassez de insumos.

Operação complexa

A Casag organizou um esquema de vacinação com base em protocolos rígidos para evitar aglomerações e a possível proliferação do novo coronavírus. Os maiores de 60 anos serão imunizados em casa. Quem já adquiriu as doses será procurado por telefone pela equipe da Casag para agendamento de horário nos locais de vacinação. A entidade solicita que quem já tiver apresentando sintomas de gripe, não compareça aos locais.

Rodolfo Otávio Mota observa que a Campanha de Vacinação é uma das mais complexas ações da entidade. Em quase 30 dias de campanha, estão sendo mobilizados 130 funcionários e dez veículos, que vão percorrer todas as regiões de Goiás. “São protagonistas de uma força tarefa de grandes proporções com o único objetivo de levar mais conforto, por meio da imunização, à advocacia localizada em todas as regiões do Estado”, pontua Rodolfo. “Nossa equipe, ao lado das equipes de saúde parceiras, está dedicando seus esforços neste momento delicado para manter a saúde dos advogados e pedimos a todos que sigam rigorosamente as instruções por eles repassadas”, completa o presidente.

Em Goiânia, as aplicações serão realizadas do dia 19 de março até o dia 7 de abril, de segunda a sábado, no Centro de Excelência Casag (Avenida Fued José Sebba – nº 1515 – Jardim Goiás). No interior, as aplicações serão realizadas nas sedes das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) em dias já estabelecidos pela Casag.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina da gripe (vírus influenza), embora não proteja contra o coronavírus, ajudará a reduzir “o espiral de epidemias desses outros vírus que podem ocorrer e confundir a população”, diminuindo a sobrecarga do sistema de saúde.

Com a chegada do coronavírus (Covid-19) ao Brasil e o rápido aumento do número de casos da doença, o Ministério da Saúde antecipou para 23 de março o início da campanha de vacinação contra a gripe deste ano, imunizando, nessa primeira etapa, apenas idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Fonte: Casag